Topo Ir para conteúdo

Brasão

ORDENAÇÃO HERÁLDICA DO BRASÃO E BANDEIRA

Publicada no Diário da República, III Série de 19/12/2000

 

Brasão
Escudo verde (a simbolizar a extensa "mancha verde" de floresta e terreno cultivável que o concelho ainda possui: vales do Coronado, de Ervosa e Paradela, de Alvarelhos e Guidões, bem como as "agras" de Bougado), onde se destaca uma roda dentada (simbolizando a indústria, o progresso e as actividades económicas) sobre dois ramos de quatro espigas cada um (a simbolizar as oito freguesias e as actividades tradicionais ligadas à agricultura), a ponte pênsil (ex-libris da "história monumental" mas também de uma identidade sócio-cultural, como "ponte de ligação" entre gerações e comunidades), tendo, em contra-chefe, quatro faixas ondulantes, a azul e branco, que representam todos os cursos de água do Concelho (antes de mais, o rio Ave, com um curso de 12 km no território concelhio, mas também o rio "Mamoa" do Vale do Coronado, o rio Covelas e o rio da Aldeia, nascendo este no Muro e atravessando Alvarelhos e Guidões), elementos fecundantes e indiciadores da fertilidade da terra. A cor (metal) quer da roda dentada quer das espigas existentes no escudo simboliza o ouro (amarelo) e sugere a "luz da experiência" e o "esforço generoso" (fortaleza e constância) dos habitantes.


Bandeira do Concelho
Sendo a sede do concelho cidade, obriga a Lei que ao centro seja gironada, isto é dividida em oito peças alusivas a cada uma das oito freguesias.
As cores que predominam são o azul (do manto da Nossa Senhora das Dores) e o branco (prata) que é timbre da humildade, da sã consciência, mas também "de abertura a novas ideias e iniciativas".

 

Em abril de 2015 foi lançada a nova Marca Trofa tendo por base um DIAMANTE.

Logótipo
A Trofa é um DIAMANTE.
O Diamante que simboliza a excelência e a determinação do povo da Trofa e a sua capacidade empreendedora.
O Diamante que reflete nas suas oito faces a união, a força e a singularidade de cada uma das oito Freguesias do nosso Concelho.
Esta forma foi por isso, criada a partir do estudo do mapa administrativo do território, em que as suas linhas foram sucessivamente simplificadas até encontrar uma simbologia final, que se assume como interessante, elegante, moderna, com caráter, versatilidade e conteúdo.
Esta é a Marca Trofa, a nova identidade do Município que assinala o início de um novo ciclo de desenvolvimento.
Este Diamante é a TROFA. Um Concelho dinâmico, virado para o futuro e com enormes potencialidades.
Este Diamante é de todos os Trofenses.