Topo Ir para conteúdo

Banco Local de Voluntariado da Trofa

“Não temos nas nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos as nossas mãos.”

Schiller, Friedrich.

Ser voluntário é exercer a cidadania, baseando-se em valores de partilha e solidariedade com o próximo.
Impulsionada por estes princípios a Camara Municipal da Trofa formou a 18 de janeiro de 2007 o Banco Local de Voluntariado da Trofa encontrando-se este à disposição dos nossos munícipes como mais um agente de coesão social.
Presentemente, o Município da Trofa, juntamente com 14 dos 17 municípios que compõem a Área Metropolitana do Porto, aderiu ao projeto VOAHR Municípios coordenado pela Pista Mágica - Escola de Voluntariado e financiado pelo Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto (POISE). O projeto VOAHR Municípios tem como primordial objetivo a dinamização do voluntariado no concelho, estreitando as relações entre as diversas entidades promotoras e os voluntários, assim como a troca de experiências e sinergias entre os municípios aderentes.

O Banco Local de Voluntariado tem como principal objetivo a promoção e o encontro entre pessoas que desejam ser voluntárias e organizações que realizem atividades socialmente úteis promotoras de voluntariado.
O Banco Local de Voluntariado da Câmara Municipal da Trofa reconhece o papel social do voluntariado como expressão do exercício livre de uma cidadania ativa e solidária.
Os interessados deverão inscrever-se através do formulário ou através do email voluntariado@mun-trofa.pt.
Sempre voluntários e disponíveis!

Contactos
Para mais informações contacte, voluntariado@mun-trofa.pt, ou dirija-se ao Fórum Trofa XXI, Rua Padre Joaquim Augusto da Fonseca Pedrosa, Parques Nossa Sr.ª das Dores e Dr. Lima Carneiro, 4785-419 Trofa.

Histórico de Voluntariado

• 2019: Projeto Bem Querer (O Projeto Bem- querer, traduz-se tal como o próprio nome refere, no bem que nós queremos para os outros, realizado mediante a nossa motivação em fazer das outras pessoas, pessoas mais felizes, mais úteis e mais acompanhadas, assim sendo os voluntários prestarão auxilio aos mais diversos níveis a indivíduos em situação de isolamento social).
  • 2019: Apoio no secretariado e Merchandising em workshops realizados no Fórum Trofa XXI
  • 2019: Peditório Europacolon (peditório de rua a favor da Europacolon)
  • 2019: Peditório Fundação de Cardiologia (peditório de rua a favor da Fundação de Cardiologia)
  • 2019: Peditório Ami (peditório de rua a favor da AMI)
  • 2019: Colonias Balneares Séniores (Apoio junto da população sénior aos mais diversos níveis no decorrer das colónias balneares promovidas pelo município).
  • 2019: Expotrofa (apoio à organização do evento)
  • 2019: BELIVE (apoio à organização do evento, nomeadamente, dinamização de stands, controle de acessos, apoio e informação aos visitantes, entre outras).
  • 2019: Dia Internacional do Voluntariado
  • 2019: Retratos de Natal (apoio na realização e edição de fotografias de natal a todos dos utentes institucionalizados no Concelho)

Legislação
A legislação em vigor é a mesma que aqui se apresenta: http://voluntariado.vilanovadefamalicao.org/?co=0&tp=10&cop=0&mop=11&it=legislacao_lst

Atividade

• Formação “capacitação de voluntários”: 22 de outubro
  • Formação “gestão de voluntários”: 22 de outubro
  • Apresentação pública dia 5 de dezembro
  • Formação Intensiva em Gestão de Voluntariado dia 30 de Março e 6 de Abril de 2020.