Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

Gastronomia

À semelhança da região do Entre Douro e Minho, a TROFA, teve até meados do século XX a agricultura como principal atividade económica baseada numa economia de autossuficiência assente numa policultura intensiva onde se cultivava principalmente o milho, a batata, o trigo, o centeio, o feijão e o linho nos campos. Nas hortas, a produção passava essencialmente pelas leguminosas, as couves e hortaliças, árvores de fruto e a vinha. Entre as carnes consumidas a de porco era, sem dúvida, a de maior importância no contexto alimentar das populações. Carnes como a de coelho, aves de capoeira, caprinos, ovinos e bovinos, assim como os seus derivados - ovos e laticínios – faziam igualmente parte da dieta tradicional desta região. 

Os resultados da criação animal, tal como os da agricultura e horticultura, contribuíram para o enraizamento de pratos tradicionais, que continuam a ter uma presença forte na gastronomia da região, como é o caso da feijoada que congrega nos seus ingredientes uma variedade representativa da produção da casa de lavoura do norte litoral; o arroz de pica no chão; os rojões; o cabrito assado; entre outros. Mais recentemente tem-se notado uma crescente procura pelo prato do leitão assado, que atrai desde há alguns anos, visitantes à Trofa, provenientes de várias regiões do país. 

Na doçaria tradicional destacam-se as rabanadas, as sopas secas, a maçã assada, a aletria, o leite-creme e o pão-de-ló. Os Castrinhos fazem parte da nova doçaria Trofense, desde o ano 2015, e são uma homenagem ao Castro de Alvarelhos, Monumento Nacional da Trofa. Têm como principais ingredientes a courgette e o milho, além dos ingredientes típicos da doçaria, e foram criados para contribuir para a revitalização da gastronomia. 

Os melões casca de carvalho fazem parte da tradição cultural gastronómica da Trofa e são conhecidos pela sua excelente qualidade. Os agricultores fazem a sua colheita duas vezes ao dia, entre agosto e meados de setembro e verificam o grau de maturação por toque. Anualmente, neste período realiza-se um concurso, no Souto de Bairros, para selecionar o melhor melão casca de carvalho da Trofa.   

Dentro da cozinha tradicional da região são várias as opções, que os turistas têm para realizarem as suas refeições. Os restaurantes da Trofa oferecem pratos variados e distinguem-se pela excelente qualidade na sua confeção.

Anterior
1
...
Seguinte