Topo Ir para conteúdo

Observatório Municipal da Educação

Este projeto tem como objetivo principal é o lançamento de uma nova geração de políticas locais e de políticas sociais de proximidade têm aberto caminho para uma efetiva descentralização de competências para os Municípios, designadamente em matéria de Educação. Profundos conhecedores das realidades locais, é sob a tutela destes que, de algum tempo a esta parte, tem estado a administração e gestão escolar dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar, ensinos básico e, nalguns casos, do ensino secundário.

A pensar nisso e de forma a poder implementar corrigir e monitorar as políticas educativas de combate ao Insucesso escolar é nossa pretensão implementar, no Município, um Observatório que permitirá aos munícipes acompanhar e aprofundar, com facilidade e rigor, as políticas educativas implementadas e divulgar o trabalho desenvolvido no setor da educação, bem como monitorar ao momento os indicadores dos níveis de sucesso bem como correlacionar esses dados com dados socioeconómicos, culturais de formação da comunidade.

Esta solução permitirá não só disponibilizar a informação necessária ao planeamento municipal da educação, como também a consulta e recolha de informação educativa útil aos cidadãos, segundo uma catalogação por perfil de utilizador (aluno, professor, encarregado de educação, técnico ou cidadão). O Observatório Municipal de Educação garante a consulta das informações em dispositivos móveis, nomeadamente ao nível das notícias, agenda e carta educativa.

Os principais objetivos do OME assentam na construção participada e no envolvimento de toda a comunidade educativa e, em linhas gerais, aponta à prevenção do abandono escolar precoce, à melhoria do sucesso escolar dos alunos e dos indicadores de qualificação e formação da população dos Municípios, bem como à disponibilização de dados, estudos e indicadores para a definição de políticas educativas informadas, concertadas e coerentes face às características, necessidades e potencialidades do concelho.

O OME visa a recolha e análise de dados (através de questionários a criar e disponibilizados no OME) que permitam um melhor acompanhamento do percurso da população local contribuindo, assim, para a definição de respostas para o desenvolvimento e para a melhoria dos indicadores de educação e formação superior do concelho


Link temporário
https://demo.edubox.pt/edtrofa/