Topo Ir para conteúdo

Projeto Ver + Longe

As complicações visuais refletem-se no desenvolvimento físico, cognitivo, neurológico, psicomotor e emocional. É frequente serem os educadores e professores que detetam as dificuldades de visão dos seus alunos, pela forma como estes interagem em contexto de sala de aula e recreio, mas sobretudo, pelos baixos níveis de desempenho escolar, consequência das dificuldades de visão.

Consciente da importância da visão pra o bem-estar das crianças e do seu sucesso educativo, o Município da Trofa desafiou as Óticas do Concelho, para aderirem ao projeto “Ver + Longe”, cujo objetivo é rastrear a visão dos alunos do 2º ano do 1º ciclo das escolas locais, no sentido de garantir a sua saúde visual, essencial para a promoção do sucesso escolar.

Este Projeto integra a disponibilização gratuita de óculos, armações e lentes às crianças que beneficiam de escalão A e B, e aos alunos, que se encontram isentos pelos serviços de Ação Social da Câmara Municipal da Trofa, por comprovada carência económica.

As despesas com a aquisição dos óculos para estes alunos ficam a expensas das óticas e do Município.

As óticas que se associaram e aceitaram o desafio de colaborar para a promoção da saúde visual dos alunos foram: Visão Oculista, Jorge Oculista, Jaime Oculista, Multióticas Trofa, Opticália e Naju.