Topo Ir para conteúdo

Metroclima - Adaptação às Alterações Climáticas na Área Metropolitana do Porto

Tendo sido diagnosticadas, na Área Metropolitana do Porto (AMP), diversas lacunas ao nível da identificação e valorização dos riscos e oportunidades que permitam a adaptação às alterações climáticas, a AMP candidatou o projeto “Metroclima - Adaptação às Alterações Climáticas na Área Metropolitana do Porto (AMP): Conhecer, Planear, Comunicar, Antecipar”, ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência na Utilização de Recursos (POSEUR), tendo o mesmo sido devidamente aprovado (POSEUR-02-1708-FC-000010).


A supracitada operação compreende a realização de um conjunto de ações, das quais se destacam:
-> Ação 1.1 A elaboração do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas Área Metropolitana do Porto, abrangendo o território correspondente aos 17 concelhos que integram a AMP;
-> Ação 1.2 Capacitação /Ação para a Elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas.


A Câmara Municipal da Trofa está a desenvolver a sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas tendo identificado 17 opções de adaptação às vulnerabilidades climáticas atuais e futuras com maior impacto no território – precipitação excessiva, ondas de calor, ventos fortes e tempestades/tornados.


O objetivo do presente inquérito é identificar a perceção/sensibilização dos atores-chave locais para os riscos climáticos do território da Trofa e recolher contributos ou novas propostas para as opções de adaptação. Os atores-chave locais poderão ainda servir de facilitadores de concretização de algumas das opções de adaptação propostas. As opções de adaptação identificadas estão listadas no ponto III do presente inquérito.


Link: https://goo.gl/forms/aSlOEfqiJF3nOkLE2
Data para responder o inquérito: 12 de outubro