Apoio ao Munícipe
Ocorreu um problema com o seu pedido. Tente novamente.
Atendimento Descentralizado
O Atendimento Descentralizado consiste numa resposta criada para promover uma maior proximidade entre os serviços municipais da Ação Social e os munícipes, que residem em freguesias mais afastadas da sede do Conselho.
Os atendimentos são efetuados quinzenalmente.
Poderá efetuar marcação de atendimento através do telefone: 252 409 290, ou do e-mail: accaosocial@mun-trofa.pt
Numa das épocas mais especiais do ano, a Câmara Municipal da Trofa atribui à população mais carenciada do concelho o Cabaz de Natal, e embora não constitua uma solução para os problemas sociais e económicos que afetam uma larga faixa da população, o Cabaz de Natal procura proporcionar às famílias mais carenciadas o acesso a alguns bens alimentares próprios da quadra festiva em causa.
Para o efeito, os agregados familiares que recebem o cabaz de Natal são sinalizados pelas entidades com intervenção social no Concelho que estão no terreno, acompanhando, ao longo de todo o ano, estes núcleos familiares mais carenciados.
Os Cabazes de Natal a oferecer estão divididos por três tipologias, o cabaz 1, atribuído a famílias até cinco elementos, o cabaz 2 para núcleos familiares de 6 ou mais elementos e o cabaz 3 para famílias que usufruem do serviço de apoio domiciliário.
Atendimento ao Cidadão com Deficiência
Para os cidadãos trofenses portadores de deficiências, a Câmara Municipal da Trofa criou o Posto de Atendimento ao Cidadão Deficiente. Uma estrutura abrangente e devidamente preparada para proceder ao atendimento qualificado dos munícipes com deficiência e respetivas famílias, assegurando informação detalhada sobre direitos, benefícios e recursos existentes para a resolução dos problemas colocados e ainda para a elaboração de diagnósticos de caracterização local das pessoas com deficiência.
Tarifa Social Águas do Norte
No âmbito do Contrato de Parceria celebrado entre a Câmara Municipal da Trofa e a empresa Águas do Norte, em 01 de abril de 2015, encontra-se prevista a possibilidade dos munícipes do Concelho da Trofa poderem ver as suas tarifas de saneamento reduzidas, tendo sido em simultâneo aprovado um Regulamento de Aplicação de Tarifários Especiais no Sistema, que regula a Parceria Pública entre o Estado Português e o Município Trofa.
O candidato a beneficiário de tarifário especial deverá obrigatoriamente requerer tal condição à Trofáguas, em impresso próprio, devendo, para além de apresentar outros documentos, cumprir os seguintes requisitos:
- ter apenas a residência no local indicado na fatura a que se refere a prestação de serviço;
- estar recenseado no Município da Trofa.
Podem usufruir de redução de 50% nas tarifas de RSU os agregados que apresentem uma declaração da segurança social comprovativa do benefício de, pelo menos, uma das seguintes prestações sociais:
- Complemento Solidário de idosos
- Rendimento Social de Inserção
- Subsídio Social de Desemprego
- 1º escalão do abono de família
- Pensão Social de Invalidez
Podem ainda usufruir de redução de 50% nas tarifas as famílias (utilizadores domésticos) que o tenham requerido junto da Trofáguas, que, por sua vez, e após solicitação de declaração aos serviços sociais da Câmara Municipal, tenha verificado que se encontram em situação de carência económica.
Consideram-se agregados familiares em situação de carência económica aqueles cujos rendimentos percapita sejam inferiores ao valor da pensão social.
Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos
Objetivos:
- Promover a melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos munícipes.
- Fortalecer a identidade e o sentido de pertença ao Município da Trofa;
- Proporcionar benefícios aos aderentes do CARTÃO, nomeadamente, vantagens/descontos em atividades e serviços promovidos pelo Município, bem como, em bens e serviços prestados por empresas, estabelecimentos comerciais e entidades locais no âmbito da saúde, bem-estar, entre outros;
- Combater o isolamento e promover a integração e adoção de estilos de vida ativos e saudáveis.
A quem se destina:
Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, munícipes com incapacidade igual ou superior a 60% e famílias numerosas (com três os mais filhos);

Apesar do forte empenho da Câmara Municipal da Trofa, subsistem estratos da população que, por motivos de ordem socioeconómica, dificilmente conseguem aceder a uma habitação dotada de condições mínimas de salubridade.
Consequentemente, o Município prossegue a promoção de apoios na área da habitação para os trofenses carenciados, tendo em conta a relevância da habitação como espaço de vivência familiar e comunitária, nomeadamente o subsídio ao arrendamento como medida de combate à pobreza e à exclusão social, através da atribuição mensal de um apoio para o pagamento de renda da casa. Este subsídio contribui para a responsabilização dos agregados familiares, fomenta a sua independência e permite uma resposta mais célere.