Topo Ir para conteúdo

Gabinete para a Igualdade e Apoio à Vítima

Apoio a vítimas de violência

A violência doméstica pode manifestar-se em danos físicos, sexuais, emocionais ou psicológicos, sendo esta vitimação é transversal a todos os estratos sociais, a todos os escalões etários, e ocorrem, na maior parte dos casos, no espaço casa.

O Gabinete para a Igualdade, possui uma equipa técnica multidisciplinar, constituída por psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, que, conhecedores de que “cada caso é um caso” e que não existem respostas universais, tentam pautar a sua intervenção através do reconhecimento das necessidades específicas e flexibilidade na resposta social mais adequada.

Deste modo, este espaço foi criado com intuito de proporcionar uma resposta adequada a cada situação, que poderá passar por:
- apoio ao nível do acompanhamento psicológico;
- encaminhamento e integração em Casa Abrigo;
- intervenção com família alargada e redes sociais de suporte;
- encaminhamento e orientação para a CIG – Comissão para a Igualdade de Género;
- apoio e aconselhamento jurídico, entre outras respostas sociais.

No ano de 2005, o município da Trofa, através do Gabinete para a Igualdade, assinou um protocolo com a Guarda Nacional Republicana, com o objetivo de prevenir e combater a violência doméstica.

 

Plano Municipal para a Igualdade
A igualdade entre homens e mulheres é um objetivo social em si mesmo, pelo que, a prossecução de políticas ativas de igualdade entre homens e mulheres é um dever de todos os que asseguram o serviço público em geral.
A Administração Local constitui-se como um elemento imprescindível para a construção da igualdade de género, enquanto agentes privilegiados para a descentralização das políticas públicas no domínio da igualdade de género.
A Camara Municipal da Trofa tem, em funcionamento desde 2004, o Gabinete para a Igualdade, que desenvolve um trabalho de intervenção social nas áreas da violência doméstica, igualdade de género e oportunidades.
O Gabinete para a Igualdade versa o combate ao nível das desigualdades de género, ou seja, entre homens e mulheres, prestando apoio e encaminhamento, para as instâncias com competência na matéria (CIG- Comissão para a Igualdade).

 

Iniciativas
Para além das vertentes acima assinaladas, o Gabinete para a Igualdade promove, igualmente, iniciativas relevantes, tais como, a comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março), campanhas de sensibilização no âmbito da prevenção da violência doméstica e igualdade de género e oportunidades, celebração do Dia Municipal para a Igualdade, Dia da Não Violência contra a Mulher, sempre, em estreita colaboração com as instituições locais, regionais e nacionais.