Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

Clientes e Encomendas

As imagens de Nossa Senhora de Fátima são, desde sempre, a temática mais produzida pelos imaginários do Concelho. De 1920 até à década de 1950, o enraizamento do culto e a crescente procura deste tipo de imagens de vulto fomentou o aparecimento de outras oficinas, além da de José Ferreira Thedim.

Naturalmente, numa fase inicial, o Santuário de Fátima foi a instituição que mais encomendas efetuou e intermediou.

As oficinas desta freguesia produziram milhares de imagens de Nossa Senhora de Fátima, nas suas variantes iconográficas, para todo o mundo católico. Durante o século XX, quase não houve igreja do continente, colónias e comunidades portuguesas na diáspora, que não colocasse uma destas imagens ao culto.

Fator igualmente interessante foi o papel desempenhado pelo atual Apostolado Mundial de Fátima, antigo Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima, pela quantidade de imagens que adquiram para posterior distribuição internacional.

Paralelamente, as oficinas continuaram a manufaturar sobretudo para elementos de comissões fabriqueiras e párocos, ou ainda, antiquários, escultores académicos, procurando artífices que dominassem a técnica escultórica em madeira.

Anterior
1
...
Seguinte