Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

TROFA É O MUNICÍPIO ONDE SE DESPERDIÇA MENOS ÁGUA EM PORTUGAL

Atualidade
10 fevereiro, 2023
TROFA É O MUNICÍPIO ONDE SE DESPERDIÇA MENOS ÁGUA EM PORTUGAL
TROFA É O MUNICÍPIO ONDE SE DESPERDIÇA MENOS ÁGUA EM PORTUGAL

Trofa é o concelho onde se desperdiça menos água, segundo dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) mostram que o Concelho da Trofa se mantém na liderança da gestão eficiente do abastecimento de água.

 

Os dados dizem respeito a 2021 e demonstram que a nível nacional, a Trofa lidera o ranking com uma taxa de desperdício de água nas redes de abastecimento de apenas 9,7%.

 

Em 2021, a média do país situou-se nos 28,8%, correspondentes 237 mil milhões de litros de água por ano, valor que se mantém relativamente constante há mais de uma década. Segundo o mais recente relatório da ERSAR, 45 municípios portugueses têm perdas acima dos 50% e 19 não fazem sequer a medição dos resultados.

 

O indicador “Água Não Faturada” engloba, essencialmente, as perdas geradas por fugas, roturas, derrames em reservatórios ou outras ineficiências que fazem com que a água que entra nas condutas nunca chegue a ser consumida e que representam cerca de 74% do total. Somam-se ainda as perdas comerciais que acontecem junto do consumidor e envolvem consumos ilícitos (roubos ou desvios de água) ou mesmo de deficiente contabilização dos consumos devido a contadores obsoletos.