Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

TROFA REPETE PROJETO INOVADOR DE INTEGRAÇÃO - HOLOGRAMA

Município
30 janeiro, 2023
TROFA REPETE PROJETO INOVADOR DE INTEGRAÇÃO - HOLOGRAMA
TROFA REPETE PROJETO INOVADOR DE INTEGRAÇÃO - HOLOGRAMA

NOS DIAS 9, 10, 11 E 12 DE FEVEREIRO NO AUDITÓRIO DA JUNTA DE FREGUESIA DE BOUGADO

 

O projeto Holograma regressa à Trofa.

Entre os dias 9 a 12 de fevereiro, o auditório da Junta de freguesia de Bougado, polo de São Martinho, recebe o projeto desenvolvido pela Área Metropolitana do Porto.

 

"Holograma” é um projeto da Casa da Música e dos 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto, que pretende alcançar o público em geral, possibilitando-lhe experiências musicais com raiz pedagógica e educativa, mas, principalmente, ir ao encontro das pessoas que mais cuidados carecem.

 

Cada edição do “Holograma” procura reproduzir a vivência da Casa da Música em um ou mais espaços culturais de cada um dos Municípios. São produzidos concertos e atividades educativas no âmbito de uma programação especialmente concebida para o Município em questão, com a qualidade artística e os cuidados de produção que são próprios da Fundação Casa da Música.

 

Numa das suas valências, o programa prevê o envolvimento de determinados públicos, promovendo a sua inclusão ativa. Na Trofa, os utentes da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, participaram na edição anterior, cujo sucesso superou largamente todas as expectativas.

 

Na edição deste ano, o PROJETO  "Holograma" apresenta um programa de acesso gratuito, dividido em apresentações para a comunidade escolar, 9 e 10 de fevereiro, e para o público em geral, 9, 10, 11 e 12 fevereiro.

 

Assim, dia 9, às 9h30 e às 11h00, o espetáculo “Ler” explora a relação entre a voz falada e a música. Num diálogo para que são convocados instrumentos eletrónicos e acústicos, o itinerário passa por vários momentos da História de Portugal, evocando também o prazer e a riqueza que a música nos tem legado ao longo do tempo.

 

No dia seguinte, também às 9h30 e às 11h00, “Fonte Fontaine” remete a comunidade escolar para as fábulas da infância com reinvenções e desfechos improváveis.

 

Direcionado para o público em geral e com entrada gratuita, a APPACDM apresenta, nos dias 9 e 12 de fevereiro, pelas 21h00, o espetáculo “Comunidades”.

 

No dia 10, pelas 21h00, o projeto Holograma apresenta “Sopa d’Urso”, um sexteto composto por Ricardo Folha na voz e guitarra; Xavier Santos na guitarra; Daniel Fernandes no baixo e voz; Sean Kong nos teclados e voz; Eduardo Santos nos teclados e Pedro Coelho na Bateria, que apresenta uma sonoridade pop-rock herdeira de alguns dos principais projetos portugueses revelados nas décadas de 80 e 90. Em 2020 o projeto apresentou o seu trabalho de estreia, “Colher de Pau”. Passados dois anos a banda reinventou-se com a saída e entrada de novos elementos e para breve promete apresentar novo álbum.

 

No sábado, 11 de fevereiro, dedicado às famílias e ao público infantil – dos 6 aos 12 anos, o espetáculo “Ler”, fará dois concertos no auditório, às 10h00 e às 11h30. À noite, a partir das 21h00, terá lugar o concerto “Solistas da Casa da Música”. Para além de ser um edifício dedicado à realização de concertos de todos os géneros, a Casa da Música é também a “casa” de vários agrupamentos profissionais, que ali ensaiam e se apresentam regularmente, entre os quais uma orquestra sinfónica, uma orquestra barroca, um ensemble de música contemporânea e um coro. Os Solistas da Casa da Música que se apresentam no Holograma são formados por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música ou do Remix Ensemble.

 

No dia 12 de fevereiro, o espetáculo “Fonte Fontaine” apresenta, às 10h00 e às 11h30, o concerto direcionado ao público infantil, dos 0 aos 6 anos.