Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA ADERE AO PROGRAMA NACIONAL SABER FAZER PORTUGAL

Município
27 janeiro, 2023
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA ADERE AO PROGRAMA NACIONAL SABER FAZER PORTUGAL
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA ADERE AO PROGRAMA NACIONAL SABER FAZER PORTUGAL

PROMOÇÃO DAS ARTES E OFÍCIOS TRADICIONAIS PORTUGUESES

 

Valorizar e salvaguardar as artes tradicionais da Trofa é o objetivo da Câmara Municipal ao aderir e estabelecer um protocolo de parceria com a Direção-geral das Artes.

 

O Programa Saber Fazer assenta numa Estratégia Nacional para as artes tradicionais, definindo as medidas de salvaguarda, o reconhecimento e o desenvolvimento sustentável da produção artesanal, como forma de afirmação da marca identitária de Portugal.


A missão do Programa Nacional Saber Fazer Portugal é transformar as artes e ofícios num sector aberto, informado e autónomo, que desempenha um papel ativo na cultura e na sociedade contemporâneas. É nesse sentido que propõe novas narrativas do território e proporciona leituras alternativas da paisagem natural.

 

Direcionado para artesãos, unidades produtivas artesanais, entidades locais e criativos de todas as áreas e agentes (profissionais, coletividades ou instituições) interessados na investigação ou na aprendizagem de uma arte ou de um ofício, o programa Saber Fazer pretende disseminar conhecimento sobre a produção artesanal tradicional através de uma plataforma digital: programasaberfazer.gov.pt.

 

A plataforma digital Saber Fazer tem como missão principal apresentar de forma integrada e dinâmica informação relativa à produção artesanal nacional através do rosto daqueles que possuem o conhecimento técnico, dos produtos por eles produzidos com as matérias-primas que lhes são próprias e da relação destas com o território e paisagem natural, situando-as nos usos do mundo atual, mapeando a produção artesanal em território nacional, reunindo e disponibilizando de forma integrada informação e documentação, atualizando a imagem e representação das artes e ofícios.

 

Pretende-se também promover a produção artesanal como atividade contemporânea, a partilha de conhecimento, a partilha de experiências e oportunidades de aprendizagem informal das técnicas artesanais, criando um espaço de referência para as artes e ofícios nacionais e tornar os produtos e serviços artesanais mais acessíveis, de maneira informada, aumentando assim a valorização social, cultural e económica das artes e ofícios.

 

Desde 2022 que a Direção-Geral das Artes tem vindo a envolver diferentes entidades intervenientes no sector, incluindo as autarquias e organizações da sociedade civil, na criação deste Programa Nacional.

 

A adesão ao programa nacional permitirá à Câmara Municipal da Trofa valorizar e preservar as artes e ofícios presentes no concelho.

 

Para o efeito, a Câmara Municipal tem já sinalizado os artesãos do concelho, e através da plataforma, vai incorporá-los nas rotas já existentes, como cestaria, latoaria, empreitada de palma, lã, mobiliário de bunho, olaria de barro negro e noutras rotas que a direção-geral da Artes pretende desenvolver e implementar.

 

A Câmara Municipal lança o desafio para o envolvimento da comunidade trofense, assim, os interessados podem dar contributos através do e-mail: geral@mun-trofa.pt.