Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA - PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO 2023

Município
20 janeiro, 2023
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA - PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO 2023
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA - PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO 2023

MELHOR CONTO E MELHOR ILUSTRAÇÃO COM PRÉMIO DE 2.500 EUROS

 

Promovido pela Câmara Municipal da Trofa, estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo.

 

Com o objetivo de fomentar a escrita criativa, valorizar a expressão literária, criar hábitos de leitura e escrita, promover os autores de língua oficial portuguesa e a ilustração na literatura infantil, o concurso tem o apoio Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e ao longo das edições mais de 6.500 autores e ilustradores de 9 países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa participaram no concurso.

 

Para a edição deste ano, a Câmara Municipal atualizou os prémios monetários, assim, o autor do melhor conto receberá 2.500 euros e a Melhor Ilustração terá um prémio de 2.500 euros. O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prémio ilustração a fim de possibilitar a sua publicação e lançamento nacional.

 

Este ano, a data limite para entrega dos trabalhos é até 31 de maio. Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data limite. Os trabalhos podem ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa ou via correio.

 

Os participantes que se encontrem nos países da CPLP poderão entregar os seus trabalhos, em mão ou por correio, nos Centros Culturais Portugueses dos respetivos países (ver moradas no regulamento). Trabalhos enviados por correio eletrónico não serão validados para efeitos de concurso. Podem ser apresentados trabalhos coletivos e cada candidato pode apresentar um número ilimitado de trabalhos (no caso dos contos).

 

O Concurso Lusófono da Trofa é dirigido a maiores de 18 anos, naturais, naturalizados ou estrangeiros devidamente legalizados e com residência comprovada há mais de 2 anos num dos países da CPLP, com ou sem livros publicados (não há limite de livros publicados).

 

Recorde-se que o Concurso já distinguiu 31 autores (entre escritores e ilustradores) e foram lançados, sob a chancela do Concurso Lusófono da Trofa, 14 livros. O vencedor da edição de 2022, “Bom dia, olá!”, de Raro de Oliveira e ilustração de Filipa Beleza, será apresentado em novembro deste ano.

 

O regulamento pode ser consultado em www.mun-trofa.pt ou em www.instituto-camoes.pt . Para mais informações pode também enviar e-mail para geral@mun-trofa.ptturismo@mun-trofa.pt ou geral@camoes.mne.pt.