Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

MATERNIDADE DE FAMALICÃO NÃO FECHA

Atualidade
13 janeiro, 2023
MATERNIDADE DE FAMALICÃO NÃO FECHA
MATERNIDADE DE FAMALICÃO NÃO FECHA

PRESIDENTES DAS CÂMARAS DA TROFA, SANTO TIRSO E FAMALICÃO REGOZIJAM-SE COM A DECISÃO

 

Os presidentes das câmaras municipais da Trofa, Santo Tirso, Famalicão, Sérgio Humberto, Alberto Costa e Mário Passos respetivamente, regozijam-se publicamente pela decisão do Governo que foi hoje tornada pública de não encerramento da maternidade do Centro Hospitalar do Médio Ave, que serve os três municípios e está instalada em Famalicão.

 

A decisão dada a conhecer hoje pelo diretor do SNS, Fernando Araújo, defende os superiores interesses públicos da região e é essencial para a competitividade, inclusivamente demográfica, de um território que é dos mais produtores e exportadores do país.

 

“Depois da reunião com o Ministro da Saúde, que tivemos em outubro passado, ficámos descansados com o conhecimento que o senhor ministro demonstrou ter sobre a importância desta maternidade e a excelência do trabalho lá desenvolvido. Esta decisão confirma a propriedade desse sentimento e não esperávamos outra decisão”, referiram os presidentes de Câmara, Sérgio Humberto, Alberto Costa e Mário Passos.

 

Recorde-se que o encerramento da maternidade do Centro Hospitalar do Médio Ave era uma das possibilidades adiantadas pelo estudo da Comissão de Acompanhamento de Resposta às Urgências de Ginecologia/Obstetrícia.

 

O Centro Hospitalar do Médio Ave está inserido numa região de grande força e vitalidade económica e social, servindo cerca de 250 mil habitantes. A administração tem sede em Santo Tirso, gerindo o Hospital Conde de São Bento, em Santo Tirso, e o Hospital S. João de Deus, em Famalicão. Em 2022, o Centro Hospitalar do Médio Ave registou um total de 1174 nascimentos, um acréscimo de 17% em comparação com 2021.

 

Os três presidentes de câmara, que desenvolveram uma ação concertada na defesa da manutenção da maternidade, permitindo ganhar força política e sensibilizar o poder central para o erro que seria o encerramento da maternidade de Famalicão, reforçam o seu contentamento com a decisão e reafirmam o compromisso em contribuírem para manter e elevar a qualidade dos serviços prestados no Centro Hospitalar do Médio Ave.