Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

TROFENSE MÁRIO MOURÃO HOMENAGEADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA

Atualidade
23 novembro, 2022
TROFENSE MÁRIO MOURÃO HOMENAGEADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA
TROFENSE MÁRIO MOURÃO HOMENAGEADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA

ATRIBUÍDA A MEDALHA DE HONRA – GRAU OURO

 

Na sessão solene evocativa do 24º aniversário do Município da Trofa, a autarquia homenageou o trofense Mário Mourão, atual Secretário Geral da UGT – União Geral de Trabalhadores, no dia 19 de fevereiro, no auditório do Fórum Trofa XXI.

 

Mário Mourão, residente na Freguesia de S. Romão do Coronado, tem um currículo vastíssimo e com um percurso notável. Atualmente é Secretário Geral da UGT, eleito no XIV Congresso, a 24 de abril de 2022, tendo sido de 2013 a 2022, Vice-presidente da mesma instituição.

 

É igualmente membro da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS), do Conselho de Administração do IEFP, do Conselho de Administração do CEFOSAP e do Conselho Económico e Social (CES).

 

Em 2005, foi eleito Presidente da Direção do Sindicato dos Bancários do Norte (SBN), cargo que mantém até à presente data e cuja designação mudou em 2020 para SBN – Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal.

 

É também representante do SBN em várias organizações sindicais nacionais e internacionais, e foi um dos grandes impulsionadores e membro fundador da UNI-CPLP (rede de sindicatos das finanças no seio da UNI). Foi representante no Conselho Regional da CCDRN, de janeiro de 2013 a novembro de 2021.

 

Iniciou a atividade bancária em 1976, ingressando nos quadros do Banco Espírito Santo, e, em 1988, começou a dedicar-se ao Sindicalismo.

Em paralelo, foi deputado à Assembleia da República pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, na X Legislatura, de outubro de 2009 a junho de 2011, integrando a Comissão de Defesa.

 

É ainda membro da Associação de Auditores de Defesa Nacional e tem artigos publicados na Revista de Defesa Nacional, designadamente versando matérias sobre a cooperação com os países de expressão portuguesa.

 

“Neste dia que assinalamos o nosso Feriado Municipal, não há política, não há partidos. Somos um só. Somos um concelho, uma identidade e neste dia homenageamos os nossos. Aquelas pessoas ou instituições que personificam o Orgulho Trofense”, salienta Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.