Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

CÂMARA DA TROFA ORGANIZA VISITA GUIADA ÀS OFICINAS DE ARTE SACRA

Município
20 setembro, 2022
CÂMARA DA TROFA ORGANIZA VISITA GUIADA ÀS OFICINAS DE ARTE SACRA
CÂMARA DA TROFA ORGANIZA VISITA GUIADA ÀS OFICINAS DE ARTE SACRA
DIA 25 DE SETEMBRO, DAS 09H00 ÀS 12H30

Prosseguindo o sucesso das visitas já realizadas em abril e julho, a Câmara Municipal da Trofa organiza mais uma visita guiada às Oficinas de Arte Sacra de São Mamede do Coronado, no próximo dia 25 de setembro, das 9h30 às 12h30.

O Ponto de encontro será o Largo da Igreja Paroquial de São Mamede do Coronado. A participação é gratuita e os interessados devem efetivar a inscrição até dia 22 de setembro, através do e-mail: patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou contacto telefónico: 252 409 290.

De referir que há documentos que relatam a existência de santeiros no território de São Mamede do Coronado, desde, pelo menos, o século XIX.  Mas é a partir de 1920, que os Santeiros de São Mamede do Coronado ganham projeção, com a criação da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima por José Ferreira Thedim. Desde essa data, este saber-fazer que nasceu nas oficinas de São Mamede, levou a imaginária religiosa destes artesãos herdeiros de uma técnica ancestral, aos quatro cantos do mundo. Hoje, a escultura de Nossa Senhora, que nasceu na oficina de Jose Ferrera Thedim, no Lugar de Fontes, continua a levar milhões de crentes ao Santuário de Fátima.

A Câmara Municipal da Trofa, reconhecendo a importância deste património cultural de excecional valor, tem definido, no âmbito das suas políticas culturais, um conjunto de estratégias para a sua salvaguarda e valorização. 

Além de estar a implementar, em articulação com o IEFP, um curso profissional de escultura e pintura de arte sacra que assegure o ensino do ofício, estuda, publica e expõe sobre o tema. Adquiriu e conserva os espólios da oficina de José Ferreira Thedim e da oficina de Avelino Moreira Vinhas para futura musealização e, em 2020, candidatou-se e venceu o programa televisivo das “7 Maravilhas da Cultura Popular” da RTP, projetando os Santeiros de São Mamede do Coronado para um patamar de grande visibilidade e reconhecimento público.

Neste momento, a Câmara Municipal da Trofa prepara o processo de candidatura da arte dos santeiros de são Mamede do coronado a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.