Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

TROFA LEVA TRADIÇÃO DOS SANTEIROS DE S. MAMEDE DO CORONADO AO AEROPORTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

Notícias
27 julho, 2022
TROFA LEVA TRADIÇÃO DOS SANTEIROS DE S. MAMEDE DO CORONADO AO AEROPORTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO
TROFA LEVA TRADIÇÃO DOS SANTEIROS DE S. MAMEDE DO CORONADO AO AEROPORTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO

AÇÃO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA DECORRE DURANTE O DIA 1 DE AGSOTO

 

A Câmara Municipal da Trofa vai “invadir” a Loja interativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, instalando no local uma “oficina de artesa sacra”, numa ação promocional no dia 1 de agosto.

 

Com o objetivo de promover o Concelho da Trofa como destino turístico, a Câmara Municipal da Trofa vai levar “o melhor do Concelho” ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

 

A Loja Interativa terá, durante o dia, a promoção da Arte Sacra, um dos ex-libris da Trofa, com demonstração ao vivo da Oficina do Santeiro Jorge Brás.

 

Esta arte ancestral teve o seu maior impulso em 1920 quando o santeiro José ferreira Thedim criou a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que está na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima.

 

Esta arte foi amplamente desenvolvida no vale do Coronado até ao final dos anos 70, existindo naquelas freguesias inúmeras oficinas-escola que produziram imaginária religiosa para todo o mundo.

 

Recorde-se que os Santeiros de São Mamede foram reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e encontra-se em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.

 

Para além da Arte Sacra, haverá momentos de animação com atuações das Escolas de Dança do Concelho e degustação do doce tradicional da Trofa, o Castrinho.

 

“Estas ações permitem mostrar ao turista o Concelho da Trofa, dando a conhecer as nossas particularidades e a nossa identidade tão própria e tão diferenciadora” refere Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

 

A Ação de promoção prevê também a distribuição de informação turística bilingue para melhor compreensão do visitante estrangeiro.