Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

Marcos Miliários

O miliário, do latim miliarius, enquanto achado arqueológico assume um papel importante no estudo das antigas estradas romanas. Não só comprova a existência de uma via importante, como permite deduzir o traçado geral das estradas. Foi um meio vital de divulgação de aspetos culturais da civilização romana e da língua latina, em todo o Império, chegando aos sítios mais distantes de Roma, como o atual território português.

É uma pedra cilíndrica, oval ou paralelepipédica, de grandes dimensões. Estava implantada no solo, nas bermas das antigas estradas romanas, com a função de assinalar a distância entre Roma e as cidades mais importantes do Império.

Os miliários poderiam conter inscrições gravadas ou pintadas. Em textos simples e de fácil leitura, indicavam, informações sobre: as milhas; o ponto de partida; o nome e os títulos do imperador em cujo reinado a estrada foi aberta ou restaurada, expondo o poder do Estado Romano; entre outras. As distâncias que indicam eram, habitualmente, calculadas em milhas romanas. Uma milha equivale a 1480 metros, aproximadamente. Em alguns locais do Império a contagem era feita em léguas (leugae), que equivalem a 2222 metros.

Os exemplares que aqui podemos observar foram encontrados nos finais do século XIX, na sequência de obras realizadas na antiga estrada real de Porto a Braga, em Santiago de Bougado. Posteriormente, foram colocados junto à ponte da Trofa Velha do mesmo lugar por iniciativa do Abade Pedrosa. Aí permaneceram até ao ano 2000, sendo depois instalados na Casa da Cultura da Trofa em exposição permanente.

Pertenciam à VIA XVI, a estrada romana que ligava Bracara Augusta (Braga) a Cale (Porto), seguindo para Olisipo (Lisboa). Apenas um destes permitiu a leitura da milha, indicando a milha XXI.


Morada |
Avenida D. Diogo Mourato, Bougado (Santiago), 4785-580 Trofa

Telefone | 252 400 090

E-mail| geral@mun-trofa.pt

Horário | segunda-feira a sexta-feira - 09h00 às 17h00