Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

Capela do Divino Espírito Santo

Rua do Espírito Santo, 4745-416 São Mamede do Coronado

Desconhece-se a data de edificação da capela do Divino Espírito Santo. Todavia, surge referida no Inventário de Peças e Ornamentos da paróquia de 1623. Nas Memórias Paroquiais de 1758 é referido que era propriedade dos fregueses e administrada pela Confraria do Espírito Santo. Neste documento é noticiado que a capela era «de arquitetura moderna e também engraçada na pedraria» e que possuía um altar onde se encontrava «a figura da Trindade» que, tal como o retábulo que aí existia, era «obra antiga».

O mesmo testemunho refere que nela se realizava uma festa no Dia de Pentecostes, que ainda hoje se celebra cinquenta dias após a Páscoa, comemorando a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. A festividade continuou até aos dias de hoje em moldes praticamente idênticos.

Um ritual que se realiza na festa, é o de trazer crianças à coroação do Espírito Santo. Nele, as mesmas são tocadas na cabeça pela imagem da Santíssima Trindade que, seguidamente, lhes é dada a beijar. Posteriormente, a criança dá uma volta à capela em oração, repetindo novamente o processo nove vezes. Aqui acorriam muitos meninos de tenra idade dado que se acreditava que esta prática os protegia da “gota”, denominação popular local da epilepsia.