Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

Igreja Paroquial de São Mamede do Coronado

Rua da Meditação, Vilar, São Mamede do Coronado, 4745-501 Trofa

Durante séculos, este edifício marcou o espaço desta paróquia que integra o Vale do Coronado, constituindo-se como o centro administrativo desta localidade.  Resultado da fertilidade das terras do pequeno vale, ao longo do tempo, as gentes destas comunidades viveram, sobretudo, um quotidiano agrícola religioso, regrado pelos sinos destes templos. Com o surgimento da industrialização, no último quartel do século XIX, os modos de vida transformaram-se. Porém, os paroquianos continuaram a realizar nestas igrejas muitos dos seus rituais religiosos, como a eucaristia ou os sacramentos relacionados com a vida e com a morte. 

A Igreja Paroquial de São Mamede do Coronado, integrada numa paisagem marcada por vários exemplares da arquitetura vernacular, é um Edifício composto por nave única e por uma torre sineira a flanquear-lhe o topo norte. A capela-mor é virada a poente e possui a sacristia adossada ao seu alçado norte.

A fachada principal, voltada a nascente, é constituída pelo volume central da nave, emoldurada por embasamento, pilastras e cornijas de granito aparente. É vazada, ao centro, pelo portal principal, que é encimado por um frontão em arco de volta perfeita, em cujo tímpano se encontra uma cartela cruciforme com a inscrição «A1777A».

Esta igreja, localizada na terra natal de José Ferreira Thedim, possui no seu interior, imaginária da sua autoria.