Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

ASVA E PORTUCALEA COM AÇÃO DE CONTROLO DA PRAGA DO EUCALIPTO EM COVELAS

Município
22 maio, 2022
ASVA E PORTUCALEA COM AÇÃO DE CONTROLO DA PRAGA DO EUCALIPTO EM COVELAS
ASVA E PORTUCALEA COM AÇÃO DE CONTROLO DA PRAGA DO EUCALIPTO EM COVELAS

 

TRABALHOS INICIAM-SE A 9 DE MAIO E PROLOGAM-SE ATÉ AO FINAL DO MÊS

 

A ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave e a PORTUCALEA – Associação Florestal do Grande Porto dinamizam, a partir de 9 de maio, uma ação de controlo da praga na Freguesia de Covelas.

 

A ação dinamizada pela ASVA e pela PORTUCALEA, decorre no âmbito do Plano de Ação Nacional para o controlo das populações de gorgulho do eucalipto, vai incidir em áreas florestais ocupadas por eucalipto que abrangem o limite administrativo dos concelhos da Trofa, Maia e Santo Tirso.

 

Os trabalhos terão lugar ao longo do mês de maio, em função das condições climatéricas e do estado de desenvolvimento da praga. No concelho da Trofa, a ação abrange uma área de 37,2 hectares na freguesia de Covelas.

 

O objetivo da ação é reduzir as populações deste agente biótico nocivo, reduzindo os efeitos negativos causados ao eucalipto. Serão efetuadas aplicações do produto fitofarmacêutico autorizado em território nacional, EPIK 20 SG, produto de uso vulgar e generalizado na agricultura em diversas culturas agrícolas, tais como batateira, morangueiro, pereira, macieira, ameixeira, pessegueiro e oliveira.