Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA E AGÊNCIA DE ENERGIA DO PORTO PROMOVEM WORKSHOP SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Atualidade
14 janeiro, 2022
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA E AGÊNCIA DE ENERGIA DO PORTO PROMOVEM WORKSHOP SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA E AGÊNCIA DE ENERGIA DO PORTO PROMOVEM WORKSHOP SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

INICIATIVA, QUE DECORRE A 21 DE JANEIRO, PRETENDE REUNIR CONTRIBUTOS DOS STAKEHOLDERS PARA CONCEÇÃO DO DOCUMENTO MUNICIPAL A INTEGRAR O PACTO DOS AUTARCAS

 

No próximo dia 21 de janeiro, a Câmara Municipal da Trofa e a Agência de Energia do Porto promovem um Workshop sobre o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. A iniciativa, que terá lugar no Fórum Trofa XXI pelas 14h30, irá reunir os contributos de diferentes stakeholders para a conceção do documento municipal que irá integrar o Pacto dos Autarcas.

No âmbito da adesão da Câmara Municipal da Trofa ao Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, a Câmara Municipal da Trofa, em parceria com a AdePorto, promove um workshop sobre o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, a ter lugar no dia 21 de janeiro, pelas 14h30, no Fórum Trofa XXI.

A iniciativa, que contará com a presença de um conjunto de stakeholders, tem como objetivo a apresentação da iniciativa do Pacto de Autarcas para a Energia e Clima, bem como a recolha de contributos para a conceção do documento principal a produzir e submeter pela autarquia – Plano de Ação para o Clima e Energia Sustentáveis.

Este plano incorpora os resultados e conclusões de estudos e projetos anteriores e define a estratégia do Município para atingir os objetivos com que se compromete. O documento está dividido em duas secções – Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES) e Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAAC) onde estão claramente definidos os objetivos e metas para as questões de energia (PAES) e para a temática das alterações climáticas (PMAAC).

A receção dos participantes para o workshop “Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas – Recolha de Contributos” está marcada para as 14h00. A sessão de abertura tem início pelas 14h30, com a participação do Vereador do Pelouro do Ambiente e Espaços Urbanos, Sérgio Araújo e de Rui Pimenta, Administrador Executivo da Agência de Energia do Porto. Pelas 15h00 tem lugar a Apresentação do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, com Jorge Rodrigues de Almeida, da AdePorto.

A Sessão de Trabalho decorre pelas 15h30 e será dividida em grupos estratégicos para análise e discussão das medidas de adaptação às alterações climáticas, com os seguintes grupos: Grupo 1 – Setor “Monitorização, Informação e Sensibilização”; Grupo 2 – Setor “Biodiversidade”; Grupo 3- Setor “Recursos Hídricos”; Grupo 4 – Setor “Ordenamento do Território”; Grupo 5 – Setor “Saúde e Segurança de Pessoas e Bens”; Grupo 6 – Setor “Edificado”; Grupo 7 – Setor “Floresta”.

Pelas 16h30 serão apresentados os resultados da sessão de trabalho bem como as conclusões finais. A sessão termina pelas 17h00.

Os stakeholders envolvidos no Workshop serão os seguintes: Câmara Municipal da Trofa, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCRN), Agência Portuguesa do Ambiente, Juntas de Freguesia, Trofáguas, Área Metropolitana do Porto, Metro do Porto, Comboios de Portugal, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto I – ACES Santo Tirso/Trofa, Autoridade Nacional da Proteção Civil – Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS), Bombeiros Voluntários da Trofa, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA); Resinorte; Indaqua; Águas do Norte, S.A., Arriva, Auto Viação Pacense, Maia Transportes, Transdev, i-Sete, S.A., Metais Jaime Dias, JMR – Gestão de Resíduos, Litel – Litografia e Embalagem, Lda., Muroplás – Indústrias de Plásticos, S.A., Savinor, Grupo Vigent, Grupo Proef, Altronix, Grupo Trofa Saúde, Frezite, Bial, Preh, Cerealis, Cooperativa dos Agricultores dos Concelhos de Santo Tirso e Trofa, Associação dos Silvicultores do Vale do Ave, Agência de Energia do Porto, Associação Empresarial do Baixo Ave.