Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

MUNICÍPIO DA TROFA CONQUISTOU MAIS DE UMA DEZENA DE DISTINÇÕES EM 2021

Atualidade
06 janeiro, 2022
MUNICÍPIO DA TROFA CONQUISTOU MAIS DE UMA DEZENA DE DISTINÇÕES EM 2021
MUNICÍPIO DA TROFA CONQUISTOU MAIS DE UMA DEZENA DE DISTINÇÕES EM 2021

AUTARQUIA TEM SIDO REFERÊNCIA EM DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO MUNICIPAL, RECONHECIDA POR DIFERENTES ENTIDADES

 

Foram muitos os reconhecimentos e conquistas alcançados pelo Município da Trofa em 2021. Ao todo, entre galardões e distinções, a Autarquia garantiu 11 reconhecimentos oficiais pelas medidas, iniciativas ou boas práticas desenvolvidas a nível municipal.

As políticas municipais desenvolvidas pela Câmara Municipal da Trofa, que englobam diferentes medidas, iniciativas ou boas práticas, foram várias vezes reconhecidas em 2021. Ao todo, entre galardões e distinções, o Município foi reconhecido 11 vezes pelo trabalho desenvolvido.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, “cada vitória representa uma motivação adicional na nossa responsabilidade e na nossa vontade de continuarmos a fazer mais e melhor”.

Recentemente, e pelo terceiro ano consecutivo, o Município foi distinguido como Autarquia Familiarmente Responsável, um selo atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. A distinção reconheceu, particularmente, as boas práticas do Município em tempos de pandemia, que reforçou os seus apoios sociais, tendo mesmo lançado o maior pacote de medidas sociais da autarquia nos últimos dez anos.

Já, pela primeira vez, o Concelho viu também o seu trabalho na área desportiva ser reconhecido com o galardão de Município Amigo do Desporto. A distinção, atribuída pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD), destacou a aposta que o Município tem tido na área desportiva, sendo, inclusivamente palco de um dos maiores eventos desportivos da zona norte.

Na temática ambiental, o empenho da Autarquia também foi nomeado. Pelo segundo ano consecutivo, a Trofa recebeu o Galardão Bandeira Verde ECO XXI, que reconhece as diferentes práticas de sustentabilidade a nível municipal. Na avaliação deste prémio, o Município alcançou mesmo pontuação igual ou superior a 80% em vários indicadores, entre eles a Promoção da Educação Ambiental e as Medidas de Sustentabilidade em Contexto de Pandemia.

Em 2021, a Trofa passou também a ser Membro Fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, rede promovida pela Federação Nacional das Associações Juvenis. Destaque foi também a integração, enquanto membro, na Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, reconhecimento atribuído pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais. De referir que, nesta temática, a Câmara Municipal da Trofa tem sido destaque pelas medidas implementadas dirigidas aos cuidadores informais do Município, como a criação de um Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal e a disponibilização de aulas de pilates gratuitas para os munícipes com este estatuto.

Em diferentes rankings nacionais, o Concelho da Trofa garantiu presença e destaque. Entre 308 municípios portugueses, a Trofa alcançou o primeiro lugar no que toca à acessibilidade do site institucional, resultados revelados pelo Observatório Português de Acessibilidade na Web. O primeiro lugar também foi da Trofa na lista dos municípios que registaram maior decréscimo do número de desempregados na Área Metropolitana do Porto (3º trimestre de 2021), segundo o Relatório Trimestral Norte Conjuntura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Já no Rating de Dinamismo Económico referente a 2021, classificação atribuída pela Marktest, a Trofa alcançou a 5ª posição entre 308 municípios portugueses e a 1ª posição da Área Metropolitana do Porto. Por sua vez, na tabela de Municípios com maior equilíbrio orçamental, o nome do Município garantiu a 7ª posição, segundo os resultados revelados pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

Também no TOP 10 Nacional dos Municípios com maior desempenho no ranking de potencial ciclável está a Trofa, segundo resultados divulgados pelo Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA). De destacar o avultado investimento da autarquia em ciclovias, em curso, com o intuito de tornar o Município mais sustentável, aproximando os munícipes da utilização dos modos suaves.

No TOP 20 dos concelhos mais exportadores do Norte de Portugal, a Trofa também marca presença. Os dados são do Relatório Trimestral Norte Conjuntura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).