Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

TROFA DISTINGUIDA COMO MUNICÍPIO AMIGO DAS FAMÍLIAS PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

Atualidade
22 novembro, 2021
TROFA DISTINGUIDA COMO MUNICÍPIO AMIGO DAS FAMÍLIAS PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO
TROFA DISTINGUIDA COMO MUNICÍPIO AMIGO DAS FAMÍLIAS PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

OBSERVATÓRIO DAS AUTARQUIAS FAMILIARMENTE RESPONSÁVEIS RECONHECEU AS BOAS PRÁTICAS DO MUNICÍPIO, PARTICULARMENTE EM FASE DE PANDEMIA

 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Trofa é distinguida como Município Amigo das Famílias. O reconhecimento é feito pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que distingue as boas práticas sociais do Município, que apesar das restrições da pandemia, continuou a adoção de políticas amigas das famílias.

 

A Trofa continua a reforçar o estatuto de Município Amigo das Famílias. Pelo terceiro ano consecutivo, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu a autarquia pelas suas boas práticas, reconhecimento que será feito oficialmente através da entrega da Bandeira Verde, em cerimónia a decorrer a 25 de novembro, pelas 16h30, no Auditório da Fundação FEFAL em Coimbra, sita na Rua do Brasil, nº 131.

A Trofa é reconhecida por ter adotado “políticas amigas da família”, apesar das restrições da pandemia. De referir que, em fase pandémica, a Câmara Municipal reforçou os seus apoios sociais, tendo mesmo lançado o maior pacote de medidas sociais da autarquia nos últimos dez anos. Os apoios incluíam a atribuição de IMI Familiar, a redução da taxa do IRS e a diminuição do preço da água, associados a medidas como a criação de uma linha de conforto e uma rede de apoio aos trofenses.

“Este é um reconhecimento particularmente importante para o nosso Município. Não só pela temática social que engloba, mas pelas suas circunstâncias. A pandemia foi um enorme desafio para todos nós e as autarquias não foram exceção. Perceber a realidade dos munícipes, conseguir dar resposta às suas necessidades sem descurar ninguém foi uma tarefa que envolveu grande esforço, sensibilidade e dedicação. Mas enquanto Presidente da Câmara Municipal da Trofa, posso garantidamente dizer que este prémio, reforçado pelo terceiro ano consecutivo, é um justo reconhecimento do nosso trabalho social”, explica Sérgio Humberto.

Nesta 13.ª edição, a avaliação dos 132 municípios que concorreram teve especial atenção para com as restrições causadas pela pandemia, que impediram a realização de ações previstas. Aderiram ao projeto 132 autarquias e 84 municípios vão receber a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável”, um número que evoluiu 3,7%, face às 81 entidades premiadas o ano passado.