Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

PROJETO “CUIDAR” ALARGA RESPOSTA AOS CUIDADORES INFORMAIS DO CONCELHO

Atualidade
14 outubro, 2021
PROJETO “CUIDAR” ALARGA RESPOSTA AOS CUIDADORES INFORMAIS DO CONCELHO
PROJETO “CUIDAR” ALARGA RESPOSTA AOS CUIDADORES INFORMAIS DO CONCELHO

CÂMARA MUNICIPAL ASSEGURA SERVIÇOS COMO INFORMAÇÃO E ACONSELHAMENTO, APOIO PSICOLÓGICO E SERVIÇOS DE BEM-ESTAR

 

O seu reconhecimento garantiu a integração do Município da Trofa na Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais e tem reforçado a aposta do Município na área social. O serviço prestado pelo “Cuidar – Projeto de Apoio ao Cuidador Informal” apoia já 35 cuidadores no Concelho e continua a alargar a sua resposta aos munícipes com este estatuto.

 

Foi em 2014, numa reunião do Conselho Metropolitano de Vereadores de Ação Social, que o Município da Trofa demonstrou interesse na implementação do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, em parceria com a CASTIIS (Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguinhedo), um projeto dedicado à intervenção junto de cuidadores informais de pessoas com Alzheimer/demência.

O projeto avançou e dedicou-se sobretudo à aplicação de um Programa Psico-Educativo que decorreu entre 2014 e 2016. Após uma pausa dedicada à melhoria do projeto, o mesmo surgiu recuperado e renovado em 2019, passando a intitular-se “Cuidar – Projeto de Apoio ao Cuidador Informal”.

Com a mesma base, o projeto sofreu alterações significativas, destacando-se o alargamento a todos os cuidadores informais do Concelho, independentemente da problemática associada, e não apenas a cuidadores informais de pessoas com Alzheimer/demência.

Os apoios e as medidas disponibilizados pela Autarquia Trofense neste âmbito, também aumentaram.

Atualmente, o Projeto Cuidar disponibiliza um conjunto de serviços e medidas de apoio diversificado, nomeadamente a informação e o aconselhamento, o apoio psicológico, grupos de partilha, definição de Programas Psicoeducativos para Capacitação dos Cuidadores, serviços de bem-estar e momentos de pausa e uma bolsa de cuidadores. Através deste projeto, a Câmara Municipal da Trofa apoia a diferentes níveis, até ao momento, 35 Cuidadores Informais.

Ao longo de vários anos de trabalho desenvolvido, a equipa tem constatado que, no Concelho da Trofa, à semelhança de outros concelhos, os principais problemas com que os cuidadores informais se deparam são, de uma forma geral, as sobrecargas, tanto emocionais e físicas como financeiras.

Com base nesta constatação, e perante a importância deste projeto e a sua abrangência, a Autarquia investiu na articulação entre as entidades da Rede Social do Concelho. Assim, existem um conjunto de entidades parceiras, nomeadamente: Câmara Municipal da Trofa; as Unidades de Saúde; a APPACDM; a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Trofa; a Associação Muro de Abrigo; o Centro Social e Paroquial de São Mamede do Coronado.

Paralelamente, o projeto “Cuidar” conta com uma equipa técnica constituída por Enfermeiro, Psicólogo, Educador Social, Assistente Social e Jurista.

Se é cuidador informal, saiba que pode solicitar apoio no Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal, criado pela Câmara Municipal no Fórum Trofa XXI, dirigindo-se presencialmente ao espaço ou contactando o Gabinete através do 252 409 290 ou do e-mail saude@mun-trofa.pt .