Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

PERCUTORES DE PEDRA DA PRÉ-HISTÓRIA EM EXPOSIÇÃO NO POLO DE ALVARELHOS DA JUNTA DE FREGUESIA

Atualidade
24 setembro, 2021
PERCUTORES DE PEDRA DA PRÉ-HISTÓRIA EM EXPOSIÇÃO NO POLO DE ALVARELHOS DA JUNTA DE FREGUESIA
PERCUTORES DE PEDRA DA PRÉ-HISTÓRIA EM EXPOSIÇÃO NO POLO DE ALVARELHOS DA JUNTA DE FREGUESIA

DURANTE O MÊS DE OUTUBRO, COM ENTRADA GRATUITA

 

No próximo mês de outubro, o Polo de Alvarelhos da Junta de Freguesia recebe mais uma exposição de âmbito cultural. Percutores de pedra da pré-história, com origem do Castro de Alvarelhos, constituem a Peça do Mês, com exposição gratuita.

Os percutores em pedra surgiram no período pré-histórico, a partir do momento em que os hominídeos se tornaram bípedes e passaram a utilizar os membros superiores. Tal como o nome indica, os percutores são instrumentos que batem, impactam, ou seja, são uma espécie de martelos.

Estes instrumentos teriam variadas funções como esmagar cascas de frutos, servirem de utensílio de extração de lascas de pedra e auxiliarem a manufatura de pontas de seta, lâminas, entre outras utilidades. Eram próprios das indústrias da “Pedra talhada” e serviriam tanto para fazer o desbaste inicial das pedras a trabalhar como para a criação da forma inicial dos utensílios.

Os percutores utilizados na indústria lítica eram normalmente seixos rolados, de formas circulares ou ovaladas, de variados tamanhos. Os grandes serviriam para os trabalhos de desbaste da pedra em bruto, os intermédios para a elaboração da forma geral do utensílio e os mais pequenos para os retoques. Estes utensílios distinguem-se de um seixo comum através das marcas de golpe e fissuras que apresentam numa ou em ambas as extremidades. 

Os exemplares expostos provêm do Castro de Alvarelhos e encontravam-se por toda a aérea escavada. Por perdurarem no tempo, pela resistência do material e utilidade, surgiram em vários contextos, desde dos mais antigos aos romanos, pelo que não se inserem num período específico.