Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

TROFA ASSINALA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE COM ABERTURA AO PÚBLICO DA DISTRIBUIDORA XXI

Atualidade
21 setembro, 2021
TROFA ASSINALA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE COM ABERTURA AO PÚBLICO DA DISTRIBUIDORA XXI
TROFA ASSINALA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE COM ABERTURA AO PÚBLICO DA DISTRIBUIDORA XXI

NOVO EIXO VEM DESCONGESTIONAR EN14

 

O Município da Trofa volta a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade. Para além das várias medidas implementadas no Concelho, que o fazem integrar esta iniciativa, o Município abriu ao público a obra da Distribuidora XXI, um novo eixo decisivo na mobilidade no núcleo central urbano da cidade.

Está aberta ao público a Distribuidora XXI. Este Corredor de Mobilidade Urbana Rodoviária, Pedonal e Ciclável passa agora a ligar a Rotunda do Bombeiro à zona do Hospital da Trofa, assumindo-se como fundamental no descongestionamento do trânsito na EN14 e na EN104, no acesso ao centro da cidade da Trofa.

Com este novo eixo, a Câmara Municipal vem também facilitar a mobilidade entre o concelho da Trofa e o concelho de Vila Nova de Famalicão, dada a carga crescente de tráfego entre as duas cidades e a A3, através da EN14 e da EN104, acrescido do constrangimento de tráfego no núcleo central urbano da cidade. A obra representa o investimento de cerca de 1,2 milhões de euros e tem financiamento de fundos europeus. Este projeto, contempla igualmente a construção de uma ciclovia segregada de natureza bidirecional e ainda zonas de circulação pedonal.

O momento integra a Semana Europeia da Mobilidade, que este ano tem como slogan “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”. No que envolve esta iniciativa, o Município da Trofa conta ainda com medidas significativas no âmbito da mobilidade e da sustentabilidade, entre elas a promoção da utilização dos modos suaves, a construção de novas ciclovias e extensão de existentes, a criação de infraestruturas para estacionamento, a melhoria de pavimentos e passadeiras, o alargamento das zonas verdes e de lazer e ainda a introdução de veículos limpos para utilização da Autarquia.

A Semana Europeia da Mobilidade foi lançada em 2002, mais concretamente a 19 de abril, durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia. Atualmente, realiza-se de forma anual, de 16 a 22 de setembro.

 

Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de setembro de 2000.

 

O grande objetivo da iniciativa é consciencializar a população para a importância de cuidar do ambiente e escolher modos de transporte compatíveis com o desenvolvimento sustentável.