Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

TROFA INTEGRA REDE DE AUTARQUIAS QUE CUIDAM DOS CUIDADORES INFORMAIS

Atualidade
16 setembro, 2021
TROFA INTEGRA REDE DE AUTARQUIAS QUE CUIDAM DOS CUIDADORES INFORMAIS
TROFA INTEGRA REDE DE AUTARQUIAS QUE CUIDAM DOS CUIDADORES INFORMAIS

MUNICÍPIO FOI RECONHECIDO PELO PROJETO “CUIDAR – PROJETO DE APOIO AO CUIDADOR INFORMAL”

 

A Trofa faz parte da Rede de Autarquias que cuidam dos Cuidadores Informais. O reconhecimento foi feito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, que assinala a 1ª edição desta iniciativa.

É a 1ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) e premeia a Trofa como Município de boas práticas. O projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional português com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

A Trofa destaca-se pelo cumprimento dos critérios definidos e receberá, por isso, um Selo de Mérito. Entre os tópicos analisados estão, por exemplo, o apoio emocional e psicológico aos cuidadores, os apoios relacionados com Estado, apoios financeiros até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar.

A autarquia trofense foi reconhecida com o projeto “Cuidar – Projeto de Apoio ao Cuidador Informal”, tendo tido uma das melhores avaliações globais, com base nos diferentes critérios do regulamento.

O projeto “Cuidar”, criado pela Câmara Municipal, envolve um conjunto de medidas de apoio para proteção da qualidade de vida da pessoa cuidadora. Em causa, estão serviços e medidas como informação e aconselhamento, apoio terapêutico, grupos de apoio e partilha, definição de programas psicoeducativos para capacitação dos cuidadores, serviços de bem-estar e momentos de pausa. A equipa técnico pedagógica deste projeto é constituída por enfermeiros, psicólogos, educadores sociais, assistentes sociais e um jurista.