Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

MENINOS CANTORES DO MUNICÍPIO DA TROFA CELEBRAM 22 ANOS COM CONCERTO COMEMORATIVO

Atualidade
15 setembro, 2021
MENINOS CANTORES DO MUNICÍPIO DA TROFA CELEBRAM 22 ANOS COM CONCERTO COMEMORATIVO
MENINOS CANTORES DO MUNICÍPIO DA TROFA CELEBRAM 22 ANOS COM CONCERTO COMEMORATIVO

DIA 1 DE OUTUBRO, PELAS 21H00, NA IGREJA PAROQUIAL DE GUIDÕES

 

No próximo dia 1 de outubro, os Meninos Cantores do Município da Trofa celebram 22 anos a cantar. A festa faz-se com um Concerto pela Paz, aberto à população, que terá lugar no mesmo dia, pelas 21h00, na Igreja Paroquial de Guidões. 

Formado por 40 elementos, o Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa nasceu a 1 de outubro de 1999. Dirigido por Antónia Maria Serra desde a sua fundação, este foi o primeiro projeto avançado por iniciativa do Pelouro da Cultura do Município da Trofa.

O Coro já atuou um pouco por todo o país: desde o seu município berço, a Trofa, até à Sé Catedral de Braga, passando pela Igreja do Santíssimo Sacramento, pelo Centro Cultural de Belém ou pela Assembleia da República, em Lisboa. O grupo atuou ainda no Santuário de Fátima, no Palácio Nacional de Mafra e no Mosteiro da Batalha.

O seu talento tem-se estendido, aliás, além-fronteiras, já que os Meninos Cantores contam ainda com atuações em Espanha, Itália, Brasil, França e Londres. O grupo representou Portugal no Coro Infantil Lusófono (projeto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa), em 2001.

De destacar ainda a sua participação nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil, em 2013, com concertos no Rio de Janeiro e em Petrópolis. Ao longo do seu percurso, participaram ainda em vários programas de televisão e gravaram para a RDP África.

Da sua discografia fazem parte quatro álbuns: “Histórias de (en)Cantar” – As Canções da Tila, com música de Fernando Lopes Graça e poemas de Matilde Rosa Araújo, 2001; “Anjos de Pijama”, com música de Andreia Pinto Correia e poemas de Matilde Rosa Araújo, gravado a 19 de novembro de 2009 na Igreja de Santiago de Bougado; “Adoro dezembro”, com música e texto de Mário Alves” e “Oito Canções Oito Países”, com música de Mário Alves, Textos de Ondjaki, Regina Boratto - Abrãao Vicente, Francisco Conduto Pina, Mia Couto, Sophia de Mello Breyner, Olinda Beja e Xanana Gusmão.

Os Meninos Cantores da Trofa participaram ainda nas homenagens da Câmara Municipal da Trofa a Matilde Rosa Araújo e Eugénio de Andrade, bem como na homenagem a Fernando Lopes Graça, feita pela Câmara Municipal da Trofa e pela Assembleia da República.