Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

TROFA ENTRE OS MUNICÍPIOS DO GRANDE PORTO QUE VÃO TER INVESTIMENTO EM PAINÉIS SOLARES

Atualidade
26 julho, 2021
TROFA ENTRE OS MUNICÍPIOS DO GRANDE PORTO QUE VÃO TER INVESTIMENTO EM PAINÉIS SOLARES
TROFA ENTRE OS MUNICÍPIOS DO GRANDE PORTO QUE VÃO TER INVESTIMENTO EM PAINÉIS SOLARES

MUNICÍPIO INTEGRA PROJETO DA AGÊNCIA DE ENERGIA DO PORTO COM O AQUAPLACE – ACADEMIA MUNICIPAL DA TROFA E A EB1/JI DE FINZES.

 

A Trofa é um dos nove municípios que vai integrar o projeto “Porto Solar Metropolitano”, da Agência de Energia do Porto (AdEPorto). Em causa, 79 edifícios municipais que terão, a partir do próximo ano, painéis solares nos telhados, num investimento de 5,6 milhões de euros.

 

O projeto “Porto Solar Metropolitano”, da Agência de Energia do Porto (AdEPorto) integra a Trofa como um dos nove municípios que vão ter edifícios municipais com painéis solares, já no próximo ano. Num investimento de 5,6 milhões de euros, serão, ao todo, 79 os edifícios do Grande Porto a ser contemplados. Na Trofa os edifícios que vão avançar nesta fase com esta energia limpa são o Aquaplace – Academia Municipal da Trofa e a EB1/JI de Finzes.


Com este investimento, autarquias e empresas irão poupar, por ano, 720 mil euros, e vão produzir 6,2 gigawatts de energia “limpa”, reduzindo 2250 toneladas as emissões de CO2.

 

O concurso será lançado por um consórcio composto por nove municípios – Trofa, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Valongo e Vila do Conde – e três empresas municipais – Varzim Lazer (Póvoa de Varzim), MaiAmbiente e Espaço Municipal (Maia) e Lipor.

 

Cada município terá o seu investimento, em função do número de edifícios que incluiu no projeto. Desta lista fazem parte escolas, bibliotecas, edifícios de serviços, piscinas e teatros, entre os quais se incluem dois na Trofa. Os projetos estão, neste momento, e fase de aprovação, localmente, em cada município.