Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

PROJETO EDUCATIVO TROFA + ASSINALA TRÊS ANOS COM RESULTADOS POSITIVOS NO ACESSO À FORMAÇÃO

Atualidade
09 junho, 2021
PROJETO EDUCATIVO TROFA + ASSINALA TRÊS ANOS COM RESULTADOS POSITIVOS NO ACESSO À FORMAÇÃO
PROJETO EDUCATIVO TROFA + ASSINALA TRÊS ANOS COM RESULTADOS POSITIVOS NO ACESSO À FORMAÇÃO

PLATAFORMA EDUCATIVA PERMITE ACESSO EQUITATIVO À EDUCAÇÃO

 

O projeto educativo Trofa +, criado de raíz pela Câmara Municipal da Trofa para incentivar o sucesso escolar das crianças do concelho, assinala três anos. O projeto tem como objetivo permitir que todos os alunos da Trofa tenham acesso equitativo à educação e formação.

Nos últimos 3 anos, a Câmara Municipal da Trofa implementou três grandes medidas no concelho, no âmbito do projeto educativo Trofa +. O projeto foi criado pela autarquia para incentivar o sucesso escolar dos alunos trofenses, num acesso equitativo à educação e à formação.

“O lema do projeto Trofa + é “O teu sucesso escolar passa por aqui”. Tem sido exatamente essa a aposta da Câmara Municipal ao longo destes três anos: envolver, enquadrar e integrar os alunos do concelho num projeto que quer aproximá-los do seu Município e da realidade educativa que aqui se dinamiza. As várias medidas que o envolvem, nomeadamente a criação de uma plataforma online gratuita, tem-se revelado muito eficaz no acesso equitativo à formação de todos”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

Apostando na Parentalidade Positiva e na Educação Parental, o Município da Trofa criou uma equipa de 3 educadoras sociais e 5 psicólogas, de forma a garantir o envolvimento não só dos alunos, mas também das famílias, tendo como principal foco a parentalidade positiva. Esta medida abrangeu mais de 150 professores e educadores de infância e 5400 alunos, com intervenção direta em mais de 100 famílias trofenses. Ao todo, foram realizadas 10 sessões para pais, com participação de entidades externas, mais de 100 sessões com crianças e mais de 2500 contactos diretos, com famílias de alunos referenciados. Foram ainda criados vários projetos e intervenções, dos quais se destacam: Projeto Comer e Aprender, Projeto Regras de Higiene, Projeto Amigos do Planeta, Convivência Social, Concursos Municipais, Sessões de Pais.

No âmbito deste projeto educativo, a Autarquia criou ainda a Plataforma Trofa +, onde a comunidade educativa teve a oportunidade de descobrir a riqueza cultural do seu concelho, através da exploração de incríveis animações e jogos, monumentos, personalidades, lendas e as tradições do concelho da Trofa. Esta plataforma permite também explorar conteúdos de educação para a cidadania, atividades em família e testar conhecimentos. Várias foram as oportunidades para conquistar desafios e concursos ao nível municipal e nacional; o concurso municipal “As olimpíadas da cidadania e do património foi um desafio proposto às turmas dos 3º e 4º anos, no qual centenas de alunos participaram, exploraram o património material e imaterial do seu concelho e aprenderam como as suas ações podem fazer a diferença. Através da plataforma Trofa +, foi possível promover práticas educativas e pedagógicas inovadoras e diferenciadoras.

Entre as três medidas postas em prática no âmbito deste projeto educativo está ainda o Observatório Municipal da Educação. Este Observatório foi criado pela Câmara Municipal para divulgar, acompanhar e monitorizar com eficiência e rigor as políticas educativas concretizadas. Este projeto permitiu medir os indicadores dos níveis de sucesso, bem como corelacionar esses dados com outros dados e indicadores da comunidade. Esta ação disponibilizou a informação necessária ao planeamento municipal da educação, mas também a consulta e recolha de informação educativa útil aos cidadãos.

Em suma, ao longo da sua ainda curta existência, o projeto Trofa + englobou diversas ações inovadoras, que foram para além da escola e das famílias, estendendo-se à comunidade trofense. A missão deste projeto foi alcançada com o apoio de todos os intervenientes, no sentido de garantir a todos os alunos uma integração global num ambiente tecnologicamente rico.