Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

TROFENSE SUSANA JOANA EXPÕE NA LOJA INTERATIVA DE TURISMO

Atualidade
09 junho, 2021
TROFENSE SUSANA JOANA EXPÕE NA LOJA INTERATIVA DE TURISMO
TROFENSE SUSANA JOANA EXPÕE NA LOJA INTERATIVA DE TURISMO

MOSTRA TEM ENTRADA GRATUITA E DECORRE DURANTE O MÊS DE JUNHO

 

A Loja Interativa de Turismo da Trofa recebe, durante o mês de junho, uma exposição da artista trofense Susana Joana. Com uma carreira de mais de duas décadas, a artista tem desenvolvido vários trabalhos nas áreas da cerâmica, pintura, artes decorativas e técnicas mistas.

Susana Joana Gomes Ribeiro é natural da Trofa, nascida a 25 de junho de 1975. Desde cedo desenvolveu o gosto pela arte, tendo sido a sua aprendizagem inicial feita de forma autodidata. A artista participou em várias formações para poder aperfeiçoar as suas técnicas de trabalho.

Desde há 20 anos que tem de desenvolvido vários trabalhos nas áreas da cerâmica, pintura, artes decorativas e técnicas mistas. Depois de criar alguns trabalhos como troféus - as peças "A Trofa" e "Concelho"- essas mesmas peças ganharam destaque para o Concelho da Trofa, tendo sido apresentadas na Bolsa de Turismo de Lisboa em 2010 e 2011.

Em 2012, como desafio pessoal, criou a peça "Mulher do Norte" uma obra com 1,50 cm com uma mistura de técnicas no seu acabamento. Esta peça representa a mulher portuguesa e, numa só peça, podemos encontrar referências aos trajes do Douro, Viana do Castelo e Vila Verde.

Em 2015 essa mesma peça deu origem a uma coleção de 4 trajes com conjugações diferentes de trajes em peças com cerca de 50cm, em parceria com um artesão conceituado. Foi valorizada com peças filigranas. Criou igualmente a "Lolita" uma peça diferente pela sua personalidade única. O desafio de criar peças únicas é algo que a realiza.