TROFA GARANTE 5 MILHÕES PARA INVESTIR EM HABITAÇÕES MUNICIPAIS NO PROGRAMA 1º DIREITO

14 maio, 2021

ACORDO DE COLABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO DA TROFA HOMOLOGADO HOJE PELA SECRETÁRIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO

Para requalificar os empreendimentos habitacionais municipais, localizados nas Freguesia de S. Martinho de Bougado e de S. Romão do Coronado, e para a aquisição e reabilitação de quase quatro dezenas de habitações para disponibilizar a famílias de baixos recursos, foi assinado esta tarde, no Fórum Trofa XXI, o acordo de colaboração da Estratégia Local de Habitação da Trofa no âmbito do 1.º Direito.

O documento ratificado pelo Presidente do Município da Trofa, Sérgio Humberto e pela Presidente do Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Isabel Dias, foi homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves também presente na cerimónia.

Este acordo surge depois da Trofa ter efetuado a sua Estratégia Local de Habitação que incluiu “o diagnóstico das necessidades habitacionais do território, com o objetivo de mobilizar financiamento público para os resolver, beneficiando famílias de baixos recursos”, frisou o Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

Através deste acordo será possível investir nesta primeira fase, cerca de 5 milhões de euros na requalificação de todo o parque habitacional municipal, no que diz respeito à qualidade das habitações e à eficiência energética, bem como a aquisição e requalificação de mais 36 habitações, garantindo uma habitação condigna a quase 200 agregados familiares.

Para o futuro, fica ainda a intenção da Câmara Municipal da Trofa, liderada por Sérgio Humberto de “efetuar adendas ao presente contrato, para assegurar mais investimento nesta área, a fim de dar resposta às solicitações de apoios à habitação que subsistem, para além deste investimento inicial de 5 milhões de euros”.

Sendo um território geograficamente privilegiado, “onde o desemprego é baixo e onde há mercado de trabalho disponível, a tendência é haver um consequente aumento populacional que tem que ter a devida resposta habitacional, proporcionando a fixação dos jovens e menos jovens que encontram na Trofa o que procuram para as suas famílias: qualidade de vida, desenvolvimento económico e boas infraestruturas”, garante O Presidente da Autarquia Trofense.

Integrado na nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito, que visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional, prevê um investimento total de 700 milhões de euros até 2024, destinado a comparticipações não reembolsáveis.