Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

CENFIM TROFA APRESENTA OFERTA FORMATIVA E ANGARIA NOVOS FORMANDOS

Atualidade
27 abril, 2021
CENFIM TROFA APRESENTA OFERTA FORMATIVA E ANGARIA NOVOS FORMANDOS
CENFIM TROFA APRESENTA OFERTA FORMATIVA E ANGARIA NOVOS FORMANDOS

NÚCLEO DO MUNICÍPIO É CONSIDERADO O MELHOR CENFIM DE PORTUGAL

 

Desde 1987 que o CENFIM Trofa se assume como mais dinâmico e reconhecido entre os 13 do grupo CENFIM que existem no país. O Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica trofense forma profissionais disputados pelas empresas, há 34 anos, e continua a diversificar a sua oferta formativa para jovens e adultos.

Com um currículo invejável, de mais de três décadas ao serviço da formação na região e no país, o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica da Trofa forma profissionais disputados pelas grandes empresas do setor e dá cartas na formação de mão de obra qualificada na área da metalomecânica.

No núcleo da Trofa, são várias as opções de formação para jovens e adultos. Entre as várias opções estão os cursos de aprendizagem com dupla certificação (diploma de saída profissional e equivalência ao 12º ano de escolaridade), destinados aos jovens com o 9º ano de escolaridade e menores de 23 anos. Estes cursos integram um estágio em empresas do setor, com concurso especial de ingresso no ensino superior, e envolvem saídas profissionais como técnico/a de desenho de construções mecânicas, técnico/a de maquinação e programação CNC, técnico/a de manutenção industrial/mecatrónica e técnico/a de soldadura.

Os próximos cursos têm início em setembro, com duração de 3 anos. Os horários serão os seguintes: 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.

Para quem terminou o 9º ano, pode tirar o 12º ano e, simultaneamente, aprender uma profissão com futuro, como manutenção industrial, desenho de construções mecânicas (CAD), maquinação e programação CNC e Soldadura. Este curso tem dupla certificação – Nível 4 – com diploma da saída profissional e equivalência ao 12º ano de escolaridade e integra ainda concurso especial de ingresso ao ensino superior.

Os destinatários devem ter menos de 23 anos e o 9º ano de escolaridade. O curso funciona das 08h00 às 16h00.

Os cursos de Especialização Tecnológica (CET), nível 5, também integram a opção formativa do CENFIM. Os CET são destinados aos titulares do 12º ano de escolaridade, titulares de formação de nível 4, preferencialmente na área da metalurgia e metalomecânica, titulares de um diploma de especialização tecnológica ou grau de ensino superior que pretendem a requalificação profissional. O CET integra um protocolo de equivalências com universidades e politécnicos, com saídas profissionais como técnico/a especialista em gestão de produção, técnico/a especialista em tecnologia mecânica, técnico/a especialista em tecnologia mecatrónica.

Os CET têm duração laboral de 14 meses e pós-laboral de 22 meses. O horário laboral é das 08h00 às 16h00 e o pós-laboral das 18h30 às 22h30.

Também a educação e formação de adultos é contemplada pelo CENFIM Trofa. O Centro integra ainda Cursos EFA, destinados a adultos com 9º ano de escolaridade (EFA Nível 2) e Adultos com o 12º ano de escolaridade (EFA Nível 4). Este curso tem como saídas profissionais Técnico/a de Desenho de Construções Mecânicas (Nível 4), Técnico/a de Maquinação e Programação CNC (nível 4), Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica (Nível 4), Soldadura EWF/IIW – SER+MAG (nível 2), Serralheiro/a Mecânico (Nível 2) e Operador/a de Máquinas Ferramenta CNC (Nível 2).

Os Cursos EFA têm a duração laboral de 12 meses e pós-laboral de 18 meses.  O horário laboral é entre as 08h00 e as 16h00 e o pós-laboral entre as 18h30 e as 22h30.