Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM DECORRE A 22 DE MAIO PARA ELEGER MAIS DOIS PROJETOS COM O SELO OPJ

Atualidade
22 abril, 2021
ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM DECORRE A 22 DE MAIO PARA ELEGER MAIS DOIS PROJETOS COM O SELO OPJ
ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM DECORRE A 22 DE MAIO PARA ELEGER MAIS DOIS PROJETOS COM O SELO OPJ

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM ESTÁ DE REGRESSO

 

No próximo dia 22 de maio, pelas 14h00, tem lugar a Assembleia Municipal do Orçamento Participativo Jovem. O momento contará com a apresentação de cada projeto a concurso, que irá a votação pelos jovens da Assembleia.

 

Os projetos a concurso no Orçamento Participativo Jovem vão a votação pelos jovens da Assembleia Municipal, feita de forma presencial ao longo da tarde, momento em que serão conhecidas as propostas vencedoras desta edição. Cada projeto concorrente fará a sua apresentação em vídeo, que será publicado a 15 de maio no Facebook da Câmara Municipal da Trofa e no Trofa Canal.

A sessão contará com a presença de um delegado de cada projeto e da Mesa da Assembleia eleita no Conselho Municipal da Juventude.

A sessão de abertura está marcada para as 14h00 e será transmitida em direto pelos canais de comunicação do Município, à semelhança da sessão de encerramento. O período de funcionamento do secretariado e de votação dos projetos decorre até às 18h00.

A contagem dos votos e apuramento dos resultados será feita até às 19h00. Por essa hora terá lugar a cerimónia de divulgação dos resultados e de entrega dos cheques aos projetos vencedores.

Este ano, no âmbito escolar, concorrem agora 5 projetos: “Desporto e lazer, dá saúde e prazer!”, da Associação de Pais da Escola Básica nº2 do Cerro; “Digital e Robótica”, de Tomás Santos, estudante na Trofa; “Ludoteca do Futuro”, da Associação de Pais da Escola Básica de Fonteleite; “Mais diversão melhor educação, na EB23”, de Maria Lima, Afonso Dias, Márcia Moreira e Mariana Moreira, alunas da EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques e “We Love Sports”, de Pedro Carvalho e Carolina Ferreira, alunos da Escola Secundária da Trofa.

No âmbito concelhio, foram validadas três propostas: “Atelier do Samba”, de Duarte Santos, Mafalda Nunes e Manuela Silva; “Dispositivo de avaliação do estado das estradas”, de Nuno Nogueira e “IntergeraSom”, de Ana Veiga, Rui Costa e Inês Oliveira.

“O Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa que continua a ser uma aposta no nosso Município. É um convite direto à promoção do desenvolvimento social e da cidadania dos jovens, bem como ao aprofundamento do diálogo entre eleitos municipais e esta faixa etária. Este convite para que apresentem projetos, e de certa forma deixem a sua marca na história da Trofa, é um reforço importante da participação democrática concelhia”, destaca o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

Anualmente, a Câmara Municipal dispõe de uma verba de 25 mil euros do Orçamento Municipal para a concretização dos projetos vencedores, dos quais 17 500 euros são de âmbito geral ou associativo e 7 500 são de âmbito escolar.