Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

EMPREITADA DA CICLOVIA NORTE COMEÇOU

Atualidade
01 março, 2021
EMPREITADA DA CICLOVIA NORTE COMEÇOU
EMPREITADA DA CICLOVIA NORTE COMEÇOU

CORREDOR CICLÁVEL DA TROFA LIGARÁ A INTERFACE FERROVIÁRIA (ESTAÇÃO) AO PARQUE DAS AZENHAS, NUM INVESTIMENTO DE CERCA DE 950 MIL EUROS

 

Já arrancou a empreitada da Ciclovia Norte. O Corredor Ciclável da Trofa (Zona Norte) vai ligar a Interface Ferroviária ao Parque das Azenhas, passando pela Escola Professor Napoleão Sousa Marques e pelo Aquaplace - Academia Municipal da Trofa. A obra envolve um investimento de cerca de 950 mil euros, comparticipado pela União Europeia.

 

Está em curso a empreitada da Ciclovia Norte, comparticipada pelo Programa Portugal 2020, também designada por Corredor Ciclável da Trofa. A obra, investimento que ascende aos 950 mil euros, vai criar um percurso seguro, agradável e funcional, pedonal e ciclável, entre o Interface Ferroviário e o Parque das Azenhas, passando por estruturas importantes, em número de utilizadores e acessos, como a EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, a Alameda da Estação (que integra uma ciclovia até aos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, o Aquaplace (Piscina Municipal), o Hospital da Trofa, a Distribuidora 21, nova via com uma ciclovia que terminará na Rotunda dos Bombeiros (EN14) e o Parque das Azenhas que integra igualmente uma ciclovia com cerca de 5 km.

Percebe-se assim, que este percurso ciclável que tem como objetivo promover a bicicleta como meio de transporte, passível de vir a garantir uma percentagem apreciável da repartição modal, ou seja, a criação de uma nova infraestrutura de transporte com identidade própria, vai completar uma vasta rede ciclável existente e em construção, na Trofa.

Com este projeto, a Câmara Municipal da Trofa, liderada por Sérgio Humberto, está a criar uma nova mobilidade no Concelho, apostando na sustentabilidade e na descarbonização, procurando dar impulso à ação de promoção dos modos suaves, que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município da Trofa, iniciada com o “Plano da Rede de Ciclovias para a Cidade da Trofa e Ligações Interurbanas a Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão”, mas que tem também como complemento o Corredor Ciclável e Pedonal do Coronado, em construção, bem como os sistemas de partilha de bicicletas (BUT) e de Trotinetas (Trofinetes).

A obra da Ciclovia Norte tem conclusão prevista para final de outubro de 2021.