JANEIRO TRAZ DE VOLTA A ARQUEOLOGIA A ALVARELHOS

04 janeiro, 2021
JANEIRO TRAZ DE VOLTA A ARQUEOLOGIA A ALVARELHOS

PRATO DA ERA ROMANA, ORIUNDO DO CASTRO DE ALVARELHOS, É A PRIMEIRA PEÇA EM EXPOSIÇÃO NO ANO DE 2021

A rubrica “A arqueologia da Trofa expõe…”, promovida pela Câmara Municipal, está de regresso ao polo de Alvarelhos da Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões em 2021. Em janeiro, a peça em destaque será um prato da era romana, utensílio doméstico oriundo das escavações no Castro de Alvarelhos.

Os artefactos de cozinha em cerâmica, como pratos, copos, tijelas, vasos e potes para cozinhar e armazenar alimentos, são abundantes no Castro de Alvarelhos. Os pratos, muito utilizados no período romano, tinham funções e aspetos variados, consoante o gosto e o poder económico do seu proprietário.

O barro é um recurso utilizado pelo Homem, desde a pré-história. Por meio da sua modelação e cozedura, é possível criar objetos cerâmicos de grande utilidade para o dia-a-dia, como utensílios de cozinha e materiais de construção. A recolha e análise destes elementos, devidamente enquadrados, permitem conhecer a história e a evolução dos sítios arqueológicos. Pelo estudo da tecnologia de produção, da forma, aspeto exterior e tipo de utilização dos fragmentos, é possível compreender o seu contexto cultural.

Os estudos realizados em torno dos artefactos, essencialmente cerâmicos, recolhidos no Castro, permitiram documentar genericamente as ocupações mais antigas e conhecer as suas transformações no modo e qualidade de vida dos seus habitantes aquando da permanência romana.

A peça exposta é constituída por fragmentos de um prato com tratamento de superfície vermelho-alaranjado não vitrificável. Os englobes (tratamento de superfície) eram bastante utilizados e apreciados o período romano. Além do aspeto que conferiam às peças, serviam de barreira entre o barro e os produtos conservados ou cozinhados nos utensílios, o que permitia prolongar a durabilidade da peça. As peças podiam ter superfícies vidradas ou mate, variando consoante o tipo e o local de produção. Encontrando-se por todo o Império, estes artefactos atestam a relevância das importações que, aos poucos, foram uniformizando o gosto romano por todo o seu domínio.

A peça exposta foi recolhida em contexto de escavação no Castro de Alvarelhos. Rança que determinado sítio teve ocupação romana.