Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

ESCOLAS DA TROFA VÃO TER AÇÕES AMBIENTAIS COM EXPERIÊNCIAS DE REALIDADE AUMENTADA

Município
06 novembro, 2020
ESCOLAS DA TROFA VÃO TER AÇÕES AMBIENTAIS COM EXPERIÊNCIAS DE REALIDADE AUMENTADA
ESCOLAS DA TROFA VÃO TER AÇÕES AMBIENTAIS COM EXPERIÊNCIAS DE REALIDADE AUMENTADA

“ESCOLHE O AR EM MOVIMENTO” É O NOME DO PROJETO DA AUTARQUIA COFINANCIADO QUE VAI CHEGAR A TODOS OS ALUNOS DO 1º CICLO

 

Sensibilizar e capacitar as crianças e os jovens relativamente às temáticas de redução da poluição sonora e do ar é o grande objetivo do projeto “Escolhe o Ar em Movimento”, que a Câmara Municipal da Trofa vai levar a todos os alunos do 1º ciclo das Escolas do Concelho. A iniciativa recorre à utilização de novas tecnologias em contexto de sala de aula, e noutros espaços exteriores, através da visualização de vídeos de realidade virtual com recurso a óculos VR.

A Câmara Municipal da Trofa viu aprovada a sua candidatura do projeto “Escolhe o Ar em Movimento”, cujo financiamento foi aprovado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, seguindo as linhas orientadoras da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

A iniciativa, que vai abranger os alunos do 1º ciclo das diferentes escolas do Concelho, pretende sensibilizar e capacitar as crianças e os jovens relativamente às temáticas de redução da poluição sonora e do ar, contribuindo para objetivos estratégicos como a adoção de práticas mais sustentáveis.

O projeto “Escolhe o Ar em Movimento” recorre à utilização de novas tecnologias em contexto de sala de aula, e em espaços exteriores bastante frequentados, concretamente através da visualização de vídeos/mensagens de realidade virtual captados em 360º com recurso a óculos VR, seguida de uma parte prática com recurso a uma aplicação de realidade aumentada.

O vídeo de realidade virtual, com a duração de dois minutos, simula um percurso de bicicleta pelo Parque das Azenhas, na Trofa. À medida que os alunos progridem, virtualmente, pela ecovia, poderão ver informação a surgir ao redor, informação essa ligada com a temática da qualidade do ar, da qualidade de vida e da melhoria da saúde.

As potencialidades da realidade virtual oferecem a quem assistir ao vídeo a sensação de se deslocar no Parque, permitindo observar os principais pontos de interesse ao longo do percurso.

A aplicação de realidade aumentada foi concebida para tablet’s com sistema operativo Windows e aborda a qualidade do ar e a promoção de hábitos de vida saudáveis na cidade, para uma melhor qualidade de vida.

O conceito, bipartido, assenta em duas modalidades: uma modalidade para dinamização em sala de aula e uma modalidade de reconhecimento exterior, na qual serão dispersos, em 10 pontos da cidade da Trofa, suportes com padrões de reconhecimento (QR Code) que permitam aos alunos e a outros cidadãos com a app verificar as experiências de realidade aumentada colocadas.

O objetivo é enfatizar os benefícios da mobilidade sustentável, demonstrando as formas como o Município da Trofa tem trabalhado na promoção dessa prática, fomentando, ao mesmo tempo, a valorização do território.

As várias ações, entretanto, preparadas pela Autarquia, tiveram de ser alteradas devido ao constrangimento da pandemia. Assim, as iniciativas nas escolas e dedicadas ao público serão adiadas para quando estiverem reunidas as condições de segurança necessárias à sua realização.