CENTRO COMUNITÁRIO MUNICIPAL DA TROFA VAI TER SESSÕES DE MEDITAÇÃO DESTINADAS AOS SENIORES

23 outubro, 2020

ATIVIDADE SURGE COM O INTUITO DE AJUDAR A MELHORAR O BEM-ESTAR PSICOLÓGICO DOS MAIS VELHOS EM FASE DE PANDEMIA

Depois de ter recomeçado as atividades no passado mês de setembro, o Centro Comunitário Municipal da Trofa já tem nova agenda de ações para os últimos meses do ano. Destacando a importância da saúde psicológica e mental, sobretudo em fase de pandemia, esta valência avança com sessões de meditação, a funcionar a partir de dezembro.

Os constrangimentos causados pela pandemia, bem como o cumprimento das normas de distanciamento e higienização dos espaços e objetos, obriga o Centro Comunitário Municipal da Trofa a novas propostas e dinâmicas. A organização mantém, por isso, nos últimos meses de 2020, as atividades mais simples, com o objetivo de suprimir qualquer contacto físico entre os utilizadores, e numa rotatividade quinzenal.

Entre outubro e dezembro mantêm-se as atividades como as oficinas de canto e cavaquinhos, leitura, jogos de mesa e tertúlia, destinadas à promoção do convívio e do bem-estar entre os seniores do Concelho.

Incluída na programação está também a Comemoração do Aniversário do Centro Comunitário Municipal da Trofa, que, na impossibilidade de ser realizado no Auditório Fórum Trofa XXI, terá lugar no próprio espaço do CCMT, durante todo o dia de 25 de novembro, respeitando o distanciamento e os grupos estabelecidos.

Neste dia, será solicitado que os utentes venham ao centro desfasadamente de meia em meia hora, para participarem nas atividades de aniversário.

Com o intuito de ajudar os mais velhos a ultrapassar as dificuldades psicológicas causadas pela pandemia, nomeadamente o medo do isolamento, algumas delas notadas pelas equipas de trabalho do Centro, o CCMT contará agora com uma nova atividade, designada “Meditação com Movimento”. As sessões, gratuitas, terão início no mês de dezembro.

Este ano, devido às condições do espaço que não permitem distanciamento necessário de acordo com o estabelecido pela DGS, não será realizada a habitual Festa de Natal Sénior. O Centro Comunitário avançará, no entanto, com uma alternativa de comemoração, com data ainda a definir.

Os interessados em participar nas atividades do Centro Comunitário da Trofa podem inscrever-se presencialmente, no Fórum Trofa XXI, por e-mail, através de accaosocial@mun-trofa.pt ou ainda pelo telefone 252 409 290/850.