Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA CRIA CENTRO DE ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO

COVID19
06 abril, 2020
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA CRIA CENTRO DE ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA CRIA CENTRO DE ACOLHIMENTO TEMPORÁRIO
AQUAPLACE PREPARADO PARA DAR RESPOSTA A CASOS DE EMERGÊNCIA
 
Já está a postos o espaço preparado pela Câmara Municipal da Trofa para servir de retaguarda em casos de emergência, no âmbito da pandemia do novo Corona vírus. O Aquaplace-Academia Municipal da Trofa funciona agora como centro de acolhimento temporário, com 50 camas preparadas para o efeito.
 
Para fazer face às necessidades de saúde pública no Município, e atuando como mais uma medida de prevenção, a Câmara Municipal da Trofa adquiriu 50 camas e 50 colchões para a criação de um centro de acolhimento temporário, no âmbito da pandemia COVID 19.
 
Os equipamentos, adquiridos propositadamente para o efeito, estão agora montados no Aquaplace – Academia Municipal da Trofa. O espaço está assim preparado para receber eventuais casos de isolamento profilático de utentes dos lares locais ou ainda de pessoas sem retaguarda famiiar.
 
“Ao longo destas semanas temos trabalhado nas respostas que, enquanto autarquia, conseguimos garantir à população do nosso concelho nesta fase que atravessamos. Sabemos que o COVID 19 tem particular impacto em pessoas com idade superior a 65 anos e, como tal, não poderíamos descurar a prevenção daquela que pode vir a tornar-se uma necessidade real: a de garantir o isolamento desses utentes, apoiando as instituições. O que esperamos é que nunca chega a existir a necessidade de usar estes equipamentos”, explica o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.
 
Apelando a que cada trofense seja um verdadeiro agente de saúde pública, Sérgio Humberto destaca o trabalho de apoio social que tem vindo a ser desenvolvido pelos serviços da autarquia, no sentido de dar resposta a todos os apelos. “Não nos podemos ainda esquecer daqueles que vivem sem qualquer retaguarda familiar. E nesse sentido todos somos agentes de saúde pública e todos temos o papel de observadores ativos dentro da comunidade. Primeiro, ficando em casa e cumprindo as regras de segurança impostas, e por outro lado, não negligenciando os que estão à nossa volta”, acrescenta.
 
Nesse sentido, é de recordar que a autarquia criou uma Rede de Apoio aos Trofenses, para apoiar quem mais precisa. Se está numa situação de isolamento, é dependente ou não tem retaguarda familiar nem serviço de apoio domiciliário, ou se conhece alguém nestas situações, pode contactar o número 968 815 144 ou enviar e-mail para accaosocial@mun-trofa.pt .
 
“Prosseguimos o trabalho de dotação do nosso concelho de todas as condições para dar as respostas necessárias a cada momento neste combate contra o COVID-19. Este não é um trabalho estanque; é, aliás, um trabalho que dia após dia se vai fazendo com maior envolvimento da comunidade e do tecido empresarial do concelho, uma responsabilidade social e sentido de solidariedade que muito nos honra”, conclui o autarca.