Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

CÂMARA DA TROFA TESTA UTENTES DOS LARES LOCAIS AO NOVO CORONAVÍRUS COM APOIO DO GRUPO TROFA SAÚDE HOSPITAL

COVID19
06 abril, 2020
CÂMARA DA TROFA TESTA UTENTES DOS LARES LOCAIS AO NOVO CORONAVÍRUS COM APOIO DO GRUPO TROFA SAÚDE HOSPITAL
CÂMARA DA TROFA TESTA UTENTES DOS LARES LOCAIS AO NOVO CORONAVÍRUS COM APOIO DO GRUPO TROFA SAÚDE HOSPITAL

RASTREIO AOS SENIORES INSTITUCIONALIZADOS ARRANCOU ESTE SÁBADO, 04 DE ABRIL
 
 
Arrancou este sábado de manhã, dia 04 de abril, a operação de controlo ao novo coronavírus nos lares e Instituições de Solidariedade Social do Município da Trofa. Os testes gratuitos para os utentes e colaboradores, são assegurados pela Câmara Municipal da Trofa e pelo Grupo Trofa Saúde Hospital, em parceria com a Unilabs. 

Numa altura em que a pandemia do novo Coronavírus deixa marcas acentuadas naquela que é a faixa etária mais sensível ao risco de infeção, a Câmara Municipal da Trofa une-se ao Grupo Trofa Saúde Hospital e à Unilabs para a realização de testes gratuitos COVID19 aos utentes dos lares do Concelho e respetivos colaboradores.

Assegurando a despesa total dos testes, que não terão, por isso, qualquer custo para instituições ou utentes, a Câmara Municipal da Trofa e o Grupo Trofa Saúde Hospital disponibilizam este controlo sanitário aos seniores que se encontram em Instituições de Solidariedade Social do Município da Trofa e que detêm ou dirigem Centros/Lares de Terceira Idade.

“Os últimos dias foram de muita preocupação, pois era urgente avançarmos com os testes ao Covid-19, nos lares do Concelho, para segurança dos nossos seniores e para segurança de todos os colaboradores daquelas instituições, que aproveito para salientar e enaltecer, estão a adotar todas as medidas ao seu alcance para prevenir e mitigar a propagação do surto do coronavírus. Foi por isso, com enorme gratidão que a nossa Câmara Municipal recebeu este apoio do Grupo Trofa Saúde, para cofinanciar a 50% esta ação, fundamental nesta fase e ainda mais quando falamos de pessoas idosas”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

O Autarca Trofense acrescenta ainda que, “para fazer face a esta necessidade, a nossa Câmara Municipal vai responsabilizar-se por 50% das despesas associadas a esta intervenção, sendo os restantes 50% assumidos pelo Grupo Trofa Saúde, numa demonstração de enorme civismo, de responsabilidade social e de profunda empatia com a comunidade que viu nascer este grupo, num gesto que agradecemos em nome de todos os Trofenses”. 

Sublinha Jorge Curval, Administrador do Trofa Saúde Hospital, que “todos sabemos dos problemas e necessidades que Portugal e o mundo atravessam por força da disseminação tão agressiva deste vírus. O concelho da Trofa não é exceção. Apesar de todas as carências e dificuldades operacionais e logísticas que as entidades que intervêm na saúde estão a atravessar, o Trofa Saúde Hospital, enquanto grupo de referência internacional não podia alhear-se ao facto de ter nascido e crescido na Trofa. Por isso, dentro da “nossa” nobre missão de tratar da saúde das pessoas, é uma obrigação proporcionar aos Seniores do nosso concelho a realização dos testes Covid-19, tanto mais que a partir destes contribuímos para prevenir a sua saúde e a de todos os que os rodeiam”.

O mesmo Administrador deixa ainda uma “uma nota de gratidão à colaboração da Camara Municipal da Trofa e à Unilabs e aos profissionais de saúde dos quadros do Trofa Saúde Hospital que se voluntariaram para realizar os testes na Misericórdia da Trofa, Centro Social de S. Martinho de Bougado e Centro Social de S. Mamede do Coronado”.

A realização dos testes gratuitos ao COVID-19 teve início este sábado, dia 4 de abril, no Lar Paroquial de S. Martinho de Bougado, com a realização de 38 testes. 

Nas próximas terça e quinta-feira, dias 7 e 9 de abril, respetivamente, o controlo sanitário terá lugar na Santa Casa da Misericórdia da Trofa (Lar Imaculada Conceição e Alfredo Carriço), sendo realizados testes a 107 utentes. 

Já no sábado, dia 11 de abril, é a vez do Lar Centro Social Paroquial de S. Mamede do Coronado, onde serão realizados 37 testes.
  
Ao todo, realizar-se-ão 182 testes COVID-19. A realização dos testes tem início, em todas as instituições, pelas 09h00 e será feita por uma equipa de três profissionais de saúde.