Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE AVISA: DESINFETE O SEU TELEMÓVEL

COVID19
02 abril, 2020
DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE AVISA: DESINFETE O SEU TELEMÓVEL
DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE AVISA: DESINFETE O SEU TELEMÓVEL

PÁGINA DE FACEBOOK OFICIAL DA DGS DISPONIBILIZA VÍDEOS COM CONSELHOS E TÉCNICAS DE LIMPEZA
 

Apelando a que os cidadãos sejam agentes de saúde pública, a Câmara Municipal da Trofa dá continuidade à sua missão de divulgação de conselhos de entidades fidedignas que contribuem para aumentar a proteção de todos os cidadãos.
 
Assim, divulga-se que a Direção-Geral da Saúde disponibiliza na sua página de Facebook, dois vídeos explicativos sobre como desinfetar telemóveis e limpar superfícies. Este instrumento, no qual tocamos, em média, duas mil vezes por dia, pode representar um meio de transmissão do COVID-19.
 

Sendo uma das ferramentas que mais utilizamos, a Direção-Geral de Saúde realça a necessidade de desinfetar o telemóvel. Em média, retiramos do bolso este aparelho cerca de 200 vezes por dia, e tocamos-lhe mais de duas mil vezes diariamente.
 
Apelando a que os cidadãos sejam agentes de saúde pública, a Direção Geral da Saúde disponibiliza, na sua página de Facebook, dois vídeos em que explica detalhadamente como desinfetar telemóveis e como limpar superfícies.
 
Segundo a DGS, a melhor técnica para o limpar é muito simples: comece por desligar o telemóvel, retire-lhe a capa e, com toalhitas para bebé, humedecidas com detergente ou álcool a 70%, limpe bem o ecrã e as outras superfícies do aparelho.
 
Também a técnica de limpeza de superfícies é simples. Lembrando que, quando tossimos ou espirramos, libertamos gotículas, a DGS destaca a necessidade de limpar com a maior frequência possível especialmente os corrimões, maçanetas, interruptores, botões de elevadores, com uma solução de quatro litros de água e cinco colheres de lixívia. Os móveis e as casas de banho também devem ser limpos com regularidade.
 
Ainda antes da crise da pandemia do novo coronavírus, a Apple recomendava usar apenas uma mistura de água e sabão para desinfetar os telemóveis, evitando usar produtos de limpeza fortes ou abrasivos. Nas últimas semanas, essa informação foi atualizada, explicando que se podem usar toalhitas com cerca de 70% de álcool isopropílico. O ideal é limpar os aparelhos eletrónicos com desinfetantes que contenham entre 62-71% de álcool etílico.
 
Apesar de ainda não haver certezas sobre o tempo em que o novo coronavírus sobrevive em objetos, segundo a Organização Mundial de Saúde os outros tipos de coronavírus podem permanecer em superfícies até alguns dias, variando esses períodos com a temperatura, humidade e tipo de superfície.
 
Em materiais como metal, plástico ou vidro, a duração pode estender-se até nove dias, de acordo com uma revisão da literatura de 22 estudos sobre outros coronavírus que foi publicada em Janeiro na revista Journal of Hospital Infections e que se baseia no que tem sido observado para coronavírus que já antes desta pandemia estavam em circulação.
 
Fonte: Público.