Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA - PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO 2024

Município
20 janeiro, 2023
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA - PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO 2024
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO LUSÓFONO DA TROFA - PRÉMIO MATILDE ROSA ARAÚJO 2024

CÂMARA DA TROFA ATRIBUI 2500€ PARA MELHOR CONTO E 2500€ PARA MELHOR ILUSTRAÇÃO

 

Organizado pela Câmara Municipal da Trofa, com o apoio do Instituto Camões, estão abertas as inscrições para a edição deste ano do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024.

 

A Câmara Municipal da Trofa oferece 5.000 euros para os vencedores, assim, o prémio monetário para o autor do melhor conto será de 2.500 euros e a melhor ilustração terá um prémio de 2.500 euros. O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prémio ilustração a fim de possibilitar a sua publicação e lançamento nacional.

 

Com o objetivo de fomentar a escrita criativa, valorizar a expressão literária, criar hábitos de leitura e escrita, promover os autores de língua oficial portuguesa e a ilustração na literatura infantil, o concurso tem o apoio Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e ao longo das edições mais de 6.500 autores e ilustradores de 9 países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa participaram no concurso.

 

Os participantes que se encontrem nos países da CPLP poderão entregar os seus trabalhos, em mão ou por correio, nos Centros Culturais Portugueses dos respetivos países (conforme moradas no regulamento). Trabalhos enviados por correio eletrónico não serão validados para efeitos de concurso. Podem ser apresentados trabalhos coletivos e cada candidato pode apresentar um número ilimitado de trabalhos (no caso dos contos).

 

Tal como em 2023, a data limite para entrega dos trabalhos é até 31 de maio. Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data limite. Os trabalhos podem ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa ou via correio.

 

Recorde-se que na edição de 2023 contou com a participação de 364 contos, 229 de Portugal, 115 do Brasil, 6 de Cabo Verde, 7 de Moçambique, 6 de São Tomé e Príncipe e 1 de Timor. Num total de 45 ilustrações, 33 de Portugal, 11 do Brasil e 1 de Cabo Verde.

 

O Concurso Lusófono da Trofa é dirigido a maiores de 18 anos, naturais, naturalizados ou estrangeiros devidamente legalizados e com residência comprovada há mais de 2 anos num dos países da CPLP, com ou sem livros publicados (não há limite de livros publicados).

 

O regulamento pode ser consultado em www.mun-trofa.pt ou em www.instituto-camoes.pt . Para informações adicionais, os interessados podem solicitar através dos e-mails: geral@mun-trofa.ptturismo@mun-trofa.pt ou geral@camoes.mne.pt.