Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

MANUEL HORTA EXPÕE “DESTELHADOS” NA CASA DA CULTURA

Atualidade
25 maio, 2023
MANUEL HORTA EXPÕE “DESTELHADOS” NA CASA DA CULTURA
MANUEL HORTA EXPÕE “DESTELHADOS” NA CASA DA CULTURA

EXPOSIÇÃO PATENTE DE 3 A 30 DE JUNHO

 

O artista e docente Manuel Horta está de regresso à Trofa. Depois da exposição “Terra”, em maio de 2022, chega à Casa da Cultura da Trofa “Destelhados”, um processo criativo que relaciona resíduos de uma técnica de impressão permeográfica com o destelhamento de diferentes tipos de edifícios. A exposição estará patente de 3 a 30 de junho. 

 

De 3 a 30 de junho, a Casa da Cultura da Trofa, vai receber a exposição “Destelhados” da autoria de Manuel Horta.

 

“Destelhados” relaciona dois campos de pesquisa, o primeiro, edifícios sem telhado cerâmico e, o segundo, redes / telas inutilizadas da impressão em serigrafia – tecnologia de impressão versátil quer pelas dimensões em que é possível imprimir, quer pelos suportes. 

 

“No quotidiano é possível observar o destelhamento de diferentes tipos de edifícios, os Destelhados, que existem e são padronizáveis quer pela observação e registo direto, quer com o recurso a ferramentas de visualização global, como por exemplo o “Google Earth”, explica Manuel Horta.

 

Assim, e com base nos campos de pesquisa referidos, foi desenvolvido um processo criativo que utiliza e explora redes / telas de impressão inutilizadas, registos visuais, desenhos e materiais que estão associados ao destelhamento cerâmico de diferentes edifícios.

 

Nesta exposição será possível observar “Destelhados” que integram diferentes materiais presentes nos campos de pesquisa percorridos, diferentes ações, texturas, cores e formas que se relacionam e interferem propondo uma outra leitura dos resíduos da ação e da condição humana. 

 

Manuel Horta, licenciado em Artes Plásticas, tem mestrado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, nascido em Almada, em 1970, desenvolve e apresenta projetos artísticos e participa em exposições coletivas, desde 1993.