Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

ESPÓLIO DO MESTRE SANTEIRO JOSÉ THEDIM FOI ADQUIRIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL

Atualidade
24 maio, 2017
ESPÓLIO DO MESTRE SANTEIRO JOSÉ THEDIM FOI ADQUIRIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL
ESPÓLIO DO MESTRE SANTEIRO JOSÉ THEDIM FOI ADQUIRIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal da Trofa adquiriu a Mamede Bianchi Tedim uma das mais importantes coleções relacionadas com a produção da arte sacra portuguesa do século XX.

 

Composta por diversos desenhos, várias centenas de modelos de escultura e alguns modelos de talha, foi pertença da oficina de José Ferreira Thedim e localizava-se na antiga freguesia de São Mamede do Coronado, hoje Coronado (São Romão e São Mamede), concelho da Trofa.

 

Esta oficina de escultura, talha e pintura laborou, desde o século XIX até à década de 1930, no lugar de Fontes e, posteriormente, no lugar de Vila até ao ano de 1971, ano da morte do seu mestre, José Ferreira Thedim (neto).

 

Entre as várias gerações da família Thedim, foram mestres deste estabelecimento de imaginária religiosa José Ferreira Tedim (pai) (1832-1898), José Ferreira Thedim (filho) (1866-1918) e José Ferreira Thedim (neto) (1892-1971).

 

Este último ficou célebre por ter esculpido, em 1920, a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, comummente conhecida como “Virgem da Capelinha das Aparições”. Este momento marcou de forma indelével a história desta oficina e da própria região, já que, a partir deste momento, o número de encomendas aumentou exponencialmente.

 

Nos finais da década de 1940, José Ferreira Thedim (neto), seguindo as indicações da irmã Lúcia, produziu ainda mais duas imagens da iconografia mariana de Fátima, a Virgem Peregrina e o Sagrado Coração de Maria de Fátima.

 

De destacar que, no século XX, além da preponderância desta oficina para a história da arte sacra em Portugal, o volume de trabalhos aqui produzido foi tal que a sua importância se estende além-fronteiras. José Ferreira Thedim (neto) produziu um elevado número de imagens para diversos países do mundo católico, como são exemplos a Itália, os EUA, as ex-colónias portuguesas, Brasil, entre outros.

 

Através de uma estratégia de incorporação de espólios preponderantes para a identidade cultural do concelho, a Câmara Municipal da Trofa, a esta data, possui já as coleções das duas maiores oficinas que funcionaram em São Mamede do Coronado, nomeadamente, a do Stúdio Nossa Senhora de Fátima, que foi propriedade de Avelino Moreira Vinhas (1912-2005) e a de José Ferreira Thedim.

 

No futuro, estas coleções possibilitarão a abertura de um espaço museológico dedicado à produção de arte sacra no Vale do Coronado.