Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

Parque das Azenhas abriu ao público

Município
24 maio, 2017
Parque das Azenhas abriu ao público
Parque das Azenhas abriu ao público

O livro “Parque das Azenhas – Um ecossistema” foi apresentado ao público no passado dia 25 de março, num dos Postos de Apoio à Visitação do Parque das Azenhas, neste caso, na estrutura localizada junto à Academia Municipal da Trofa – Aquaplace.

 

Esta publicação foi baseada num estudo do biólogo, observador da natureza e fotógrafo da natureza Trofense, Vasco Flores Cruz, tendo sido adaptado para criar esta base de apoio às visitas que dá a conhecer o Parque e a fauna e flora existentes.

 

Já na manhã de 25 de março, o Parque das Azenhas foi oficialmente aberto ao público, no dia em que o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto, voltou a lembrar que o “Parque das Azenhas é único, pelas suas características e pela vida que o habita” e que esta é “uma obra fundamental para o futuro do Concelho, pois favorece a qualidade de vida da população e melhora substancialmente as condições de atratividade do Município, que fruto deste enorme investimento comparticipado por fundos comunitários e pela própria Autarquia, vai criar um novo polo de atração pontuado com importantes equipamentos que vão elevar a qualidade de vida em todo o Concelho, devolvendo o rio à população”.

 

De recordar que esta edição está integrada nas ações imateriais de criação do Parque da Azenhas, uma obra cofinanciada com fundos da União Europeia e foi lançada depois de concluída a empreitada e aberto o Parque a toda a população.

 

Durante a apresentação de 25 de março último, foi também enaltecida a participação nesta edição dos fotógrafos da natureza Alberto Maia, Celestino Costa e Joel Silva, Trofenses com muitos anos de experiência nesta área.

 

O Parque das Azenhas foi projetado em 2007, sob gestão do Executivo liderado por Bernardino Vasconcelos. Mais tarde, as obras foram adjudicadas em 2013 e foram concluídas em março de 2017.

 

Este Parque prolonga-se pela margem do Rio Ave, ao longo de 4,7 quilómetros, englobando 26 mil m2 de áreas verdes e quase 4000 árvores.

 

Tratou-se de um investimento de mais de dois milhões de euros, comparticipado por Fundos Comunitários, inscritos no Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial – Gestão Ativa de Espaços Protegidos e Classificados-ON2 e concretizou um Parque Natural, numa perspetiva estratégica de reorganização, e reorientação do Concelho, de forma a valorizar a frente ribeirinha da Trofa.

 

O Parque das Azenhas, que tal como foi veiculado quer assumir-se como “o Parque Natural do Ave”, dispõe de três instalações sanitárias, dois Centros de Apoio à Visitação, com espaço de receção ao visitante e bar, estando ainda um dos centros equipado com um laboratório (vocacionado para a componente didática das escolas) e um outro com um espaço multimédia.

 

Estes Centros de Apoio vão abrir sob marcação, para a realização de visitas guiadas ao Parque das Azenhas. Na primeira fase o trabalho de educação ambiental do Parque das Azenhas estará mais vocacionado para o público escolar, inicialmente para as escolas do Concelho e posteriormente para as escolas de outros Concelhos.