Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

Alameda da Estação vai ser inaugurada a 4 de junho

Município
24 maio, 2017
Alameda da Estação vai ser inaugurada a 4 de junho
Alameda da Estação vai ser inaugurada a 4 de junho

Está marcada para 4 de junho, pelas 21h00, a inauguração da obra de requalificação do Antigo Canal do Caminho de Ferro, (corredor central da cidade) localizado no centro da cidade da Trofa.

Esta obra criou a Alameda da Estação e é considerada uma obra histórica, transformando profundamente o núcleo central do Concelho.

Este espaço, localizado no coração da Trofa, ficou abandonado depois ter sido retirada a linha do caminho de ferro do centro, em 2010, com a entrada em funcionamento da variante ferroviária e com a construção da nova estação.

Agora, fruto de um projeto cofinanciado pelo programa Portugal 2020, o Executivo Municipal, liderado por Sérgio Humberto, decidiu avançar com a reestruturação e requalificação da área, dando continuidade à intervenção efetuada nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, numa obra cujo investimento ascende aos 2,5 milhões de euros.

Este projeto representa a requalificação de 42.000m², incluindo 13.000m² de espaços verdes, 250 novas árvores, mais de 17.000m² de percursos pedonais, cerca de 730 metros de ciclovia e 700m² de área desportiva com áreas de jogos, trampolins, skatepark e streetbasket, além de equipamentos fitness.

Em breve, toda esta área vai acolher eventos que dignificam a Trofa e que mobilizam Trofenses e visitantes, para revitalizar o comércio e a vivência geral da zona central do Concelho, assumindo-se como motor do desenvolvimento urbano, acabando com a barreira arquitetónica herdada do caminho-de-ferro e restituindo a vitalidade que esta zona nobre e central teve no século XX.     

Associada aos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e ao Parque das Azenhas, a Alameda transforma-se num extenso Parque Urbano, com mais de 67.000m², formando um amplo continuum verde com características únicas na região.

 

ALAMEDA DA ESTAÇÃO

42.000m² de Área de Intervenção

18.000m² de Percursos Pedonais

13.000m² de Espaços Verdes à disposição

250 Novas Árvores

730m de Ciclovias

700m² de Área Desportiva

250 Lugares de Estacionamento Gratuito

Áreas de jogos com Trampolins, Skatepark e Streetbasket

Equipamentos fitness