Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

Trofa celebra O 22º aniversário com programa condicionado devido à pandemia

Município
18 novembro, 2020

ESTA QUINTA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO, A PARTIR DAS 10H00

O Município da Trofa celebra, esta quinta-feira, o 22º aniversário da sua passagem a concelho. Este ano, devido aos condicionamentos causados pelo atual momento de pandemia, o habitual programa de atividades será reduzido e condicionado às normas impostas pela DGS, integrando ainda algumas iniciativas online.

As comemorações do 22º Aniversário do Município da Trofa arrancaram esta quarta-feira, com a iniciativa “Os Autarcas vão à Escola”. Através de videoconferência, o Executivo Municipal esteve à conversa com crianças do Agrupamento de Escolas da Trofa (alunos da EB1/JI de Cedões) e do Agrupamento de Escolas Coronado e Castro (4º ano da EB nº2 de Cerro).

Já em dia de Feriado Municipal, quinta-feira, as festividades arrancam pelas 10h00, com a Cerimónia de Hastear das Bandeiras, na sede da Câmara Municipal da Trofa. Segue-se uma Missa Solene na Igreja Paroquial de Guidões, pelas 11h00.

À tarde, a partir das 14h00 e até às 18h00, estará patente uma exposição sobre a Arte Sacra dos Santeiros de São Mamede do Coronado, na Antiga Estação da Trofa. Também devido ao contexto de pandemia, a mostra não terá um momento de inauguração oficial.

Às 17h30, “O Natal ilumina-se na Trofa”, com um momento simbólico de ligação da iluminação de Natal nas ruas do Concelho.

O programa comemorativo estende-se até dia 20 de novembro, sexta-feira, com a apresentação do Conto Vencedor do Concurso Lusófono da Trofa 2019, pelas 21h00, através de videoconferência. Do momento fará parte a Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso Lusófono da Trofa 2020, realizada nos mesmos moldes.

Este ano, cumprindo as regras impostas pela DGS, a Autarquia não formalizou o habitual convite às centenas de pessoas que integram, habitualmente, estas comemorações. Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal, afirma que “este é um ato de cidadania e responsabilidade de todos nós. Temos na nossa vida um desafio maior, que urge ultrapassar. O orgulho e amor pela nossa Trofa só sairão reforçados, nesta data que esperamos comemorar com o dobro da força em novembro de 2021”.