Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

Câmara Municipal da Trofa vai requalificar Canil Municipal

Município
17 novembro, 2020
Autarquia adquiriu terreno onde se encontra instalado este serviço, num investimneto de mais de 167 mil euros

É um passo muito importante no trabalho que tem vindo a ser realizado pela Câmara Municipal da Trofa no que ao bem-estar animal diz respeito. A Autarquia adquiriu o terreno onde se encontra instalado o Canil Municipal, com cerca de 10 mil metros quadrados. O investimento, de mais de 167 mil euros, permitirá, num futuro próximo, remodelar este espaço, alargando a sua capacidade e melhorando as condições de vida dos animais aí alojados.

A temática do bem-estar animal continua a não ser esquecida na agenda do Executivo Municipal da Trofa, que reforça a aposta nesta área. Para dar resposta a uma necessidade crescente de espaço para recolha de animais, bem como pondo em prática a intenção de melhoria das instalações e das condições de vida dos animais aí alojados, a Autarquia adquiriu o terreno onde se encontra instalado o Canil Municipal, com cerca de 10 mil metros quadrados, na Rua do Termo, em Santiago de Bougado, até agora arrendado.

O investimento da Câmara Municipal, de mais de 167 mil euros, permitirá assim, num futuro próximo, remodelar o espaço e alargar a sua capacidade de resposta, nomeadamente no que aos cuidados de saúde dos animais diz respeito.

Em 2020, esta assume-se como mais uma medida associada ao Canil, já que, também este ano, a Autarquia lançou a Campanha Municipal de Castrações Gratuitas para os animais dos agregados carenciados do Município, possibilitando que mesmo as famílias mais necessitadas não deixem de cuidar dos seus animais de estimação.

Na trajetória de investimento da Autarquia no Canil Municipal, são já várias as medidas e ações que deixam marca. Em 2014, o Canil Municipal passou para a dependência do Serviço de Polícia Municipal, Proteção Civil e Controlo Normativo (atualmente Divisão de Polícia Municipal e Proteção Civil), o que significou uma mudança importantíssima no tratamento e prioridade do bem-estar animal no Concelho.

A partir daí, foram assumidas várias ações de sensibilização e promoção deste serviço municipal. Ainda em 2014, o Canil assumiu-se como Canil de "Não Abate", muito antes de surgir a proibição legal de abate no país, que apenas passou a vigorar em 2017. No mesmo ano, foi finalmente efetuada a ligação do Canil à rede pública de água, já que, no Verão, o poço existente secava e não existia água sequer para dar de beber aos animais aí alojados.

Com o intuito de aproximar os munícipes do Canil Municipal, foi instituído o horário de funcionamento deste espaço das 09h00 às 12h30, de segunda a sábado, e criada uma central de atendimento 24 horas, para situações de animais atropelados e recolha de cadáveres na via pública.

Nesta linha de trabalho, e ao longo destes anos, a Câmara Municipal não descurou a dinamização de campanhas de adoção, com uma divulgação em massa através de diferentes canais de comunicação, e oferecendo na adoção o microchip, a vacina da raiva, a castração, bem como um saco de ração, conseguindo uma média anual de cerca de 200 adoções. Uma medida municipal que, aliás, se mantém ativa.

Priorizando a paulatina melhoria de condições do Canil, foi criado em 2015 um protocolo de colaboração com o Grupo SOJA (SORGAL), em que desde esse ano são oferecidos 220kg/ano de ração, ao Canil Municipal da Trofa. A Autarquia tem também adquirido diversos materiais de apoio ao funcionamento do Canil.

No calendário anual de atividades do Município estão também integradas a comemoração do Dia Mundial do Animal, a 4 de outubro, com o Canil aberto à população com inúmeras atividades, bem como a participação em vários eventos com a promoção da adoção, como a Expo Trofa, a Feira Anual, entre outros.

Este serviço integra também a castração e marcação com microchip da totalidade dos animais alojados no Canil Municipal da Trofa (cerca de uma centena).