Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility Topo Ir para conteúdo

Igreja Paroquial do Muro

Igreja enquadrada num pequeno adro onde está também implantado um cruzeiro. Na sua envolvente próxima dispõem-se volumes outrora pertencentes ao passal, alguns dos quais com intervenções recentes, mas que conservam características da arquitetura vernacular.

O edifício da igreja, de traça simples, mas bem integrada na sua envolvente, apresenta corpo rebocado e pintado de branco com alguns elementos arquitetónicos e decorativos em granito aparente.

A fachada é marcada pelo vão da porta principal, em madeira, que encaixa numa moldura de granito com frontão interrompido, definido por volutas, no coroamento. No tímpano observa-se a seguinte inscrição “1766”. O remate da fachada é proporcionado por um frontão em arco canopial, limitado por volutas, porém nele se inscreve ainda um arco alteado, definido por granito aparente. No tímpano do frontão, no seu topo, rasga-se uma edícula com a representação escultórica de S. Cristóvão.

A torre sineira encontra-se adossada ao lado norte da fachada. O remate da torre é proporcionado por uma cúpula bolbosa, com cata-vento no topo.

No percurso que assinala o caminho antigo entre esta igreja e a capela de S. Pantaleão, encontram-se, além do cruzeiro da igreja, outros cruzeiros de via-sacra.